domingo, maio 29, 2011 | | By: Luis Ventura

Messi realmente já é um dos melhores da história?

Sábado foi dia de coroar mais uma vez o grande futebol do Barcelona. Seja time grande, seja time pequeno, ninguém consegue parar o Barcelona. Para outros, este sábado também foi dia de coroar o melhor jogador da atualidade e um dos melhores de todos os tempos.

Peraí, vamos com Calma!!! Falar que o Barcelona é um dos melhores times de todos os tempos, até concordo. O que esse time tá fazendo é incrível. E olha que já foi desafiado por vários tipos de estilos de jogo e um conseguiu pará-lo: o José Mourinho com a Inter 2010.

E sobre o Messi, é realmente tudo isso que dizem? Para mim não é. Ele pode ser um dos melhores atualmente. Tem uma habilidade para o drible em velocidade incrível. Finaliza bem. Tem um bom passe e faro de artilheiro. Porém a pergunta é: Já podemos colocá-lo como um dos melhores de todos os tempos? Para mim não e vou dizer porque.

Muitos falam que falta a ele um título de Copa do Mundo com a seleção. Mas Zico, Puskas, Di Stefano, Roberto Baggio são alguns dos melhores de todos os tempos e nunca ganharam uma Copa. Então o que falta para ele? Falta ele mostrar que é bom também em condições adversas.

Como assim "condições adversas"? Para mim é o seguinte: Uma coisa é você ser bom tendo tudo do bom e do melhor. Outra coisa é vc ser bom começando com as piores condições possíveis. E todos esses caras que citei acima, mais Pelé, Maradona, Romário, Ronaldo, Platini, Beckenbauer etc, em algum momento de suas carreiras tiveram um momento de adversidade. Seja levando uma seleção sem tradição a final de Copa, Seja tornando um time pequeno campeão nacional ou seja transformando um clube ou seleção até então coadjuvante em um dos maiores times.

Messi começou a carreira no Barcelona e deve terminar por lá mesmo. Quando entrou no time principal, o Barça era campeão europeu e espanhol depois de passar dois anos de sufoco. Sempre teve ao seu lado craques de alto nível e sempre disputou os melhores campeonatos. Aliás, campeonatos esses de qualidade duvidosa, pois a briga sempre é entre dois times.

E se não me engano, sempre que o Barcelona esteve na adversidade, mas na adversidade mesmo ele não apareceu (pelo menos não vi ele mostrar nada no jogo de volta contra a Inter no ano passado).

Enfim, cada um tem a sua opinião. Para mim ele não está nem entre os 50 melhores de todos os tempos. Precisa fazer muito para entrar nessa lista. Mais precisamente precisa fazer o que seu compatriota Maradona fez: ganhar uma Copa, levar um time pequeno a glória em seu país e virar ídolo de uma das maiores torcidas Argentinas. E acho que isso ele nunca vai conseguir. No Máximo chega até a posição 40 do ranking.

0 comentários: