domingo, junho 05, 2011 | | By: Luis Ventura

O que nós temos em comum?





Responda logo, o que Juventus, Atletico de Madrid e Barcelona têm em comum? Além da tradição, os estilos de seus uniformes também são iguais. E não é de hoje que isso começou. Desde que me conheço por gente, é possível ver estilos de uniformes iguais para times diferentes. Adidas, Nike, Reebook, Diadora, Puma ... Todas têm o seu estilo. Algumas são modestas e apenas padronizam a fonte do número e da letra a ser aplicadas no uniforme. Mas outros chegam ao cúmulo de padronizar tudo, como nos exemplos acima.
Em pesquisa realizada com torcedores do Atlético de Madrid, 70 % reprovaram a nova versão do uniforme. Tudo por conta dessa padronização.
Eu particularmente sou contra isso que as empresas de material esportivo fazem. Cada clube tem a sua história e a sua tradição, mas algumas coisas que as empresas fazem com os "mantos sagrados" são um tiro no peito do torcedor.
Por exemplo, eu adorei a nova camisa número 1 do Palmeiras com escudo retrô. Ficou demais. Agora o uniforme 2 ficou rídiculo com aquele vermelho e verde no peito. Desconfigurou total.
Outro exemplo é o conjunto do uniforme do São Paulo. Calção vermelho descombinou total e convenhamos ficou estranho com o uniforme 2. E esse uniforme 3 do Corinthians? Claro que é uma homenagem, mais Timão grená é tão feio quanto Timão de Roxo.
E nas seleções? Aquela faixa verde no uniforme novo do Brasil, o tom de azul da nossa camisa 2, o uniforme 2 da França, o azul claro com marrom da Itália em 2009 e os uniformes reservas vermelho e preto da Alemanha em 2008 e 2010 são tão absurdos quanto o que fazem com os clubes.
Infelizmente, os clubes e as seleções não podem fazer nada, pois vendem suas marcas para as empresas fazerem o que quiserem com a camisa de nossos clubes e seleções. O pior de tudo é que sempre utilizam uma desculpa marketeira para justificar tal escolha.
Se os clubes não podem fazer nada, nós torcedores podemos. É só boicotar esses produtos que desconfiguram a história e a tradição do nosso time. Eu por exemplo não comprarei nunca mais um camisa assim.
Já que toquei nesse ponto dos uniformes, seria interessante que os clubes e as empresas criassem um uniforme 3 para que os times realmente usassem em campo em algumas situações, como por exemplo, no jogo entre Grêmio e Corinthians em Porto Alegre. Grêmio de camisa tricolor, calção preto e meia branca. O Corinthians com seu uniforme 1 deveria jogar de Branco, calção preto e meias brancas. Mas uma determinação da FIFA impede que as duas equipes utilizem a mesma cor na mesma peça do uniforme. Assim, desconfigura o Corinthians fazendo ele jogar de branco, branco e preto. Por que então, não criar um 3º uniforme para esses casos?
Sabiam que o Santos nunca desconfigura seu uniforme. Ou joga todo de Branco ou todo de preto (claro que nesse caso é a camisa listrada).
Acho que esses senhores que fabricam e desenham esses tipos de uniformes, com certeza são estilistas frustados. Até o Alexandre Herchcovic faz melhor que esses caras.

Herchcovic dá de 10 a 0 nos Estilistas da Nike

1 comentários:

Anônimo disse...

eu concordo com vc em tudo. Em outro blog eu também comentei em fazer boicote. Meu Deus! Será que os clubes não podem fazer nada em relação a isso?! A nike pelo amor de Deus! É a que mais me decepciona a cada ano. Ela tem um bom material mas o estilo do desenho da camisa é horroroso. Acho que toda camisa deve ter detalhes especiais. As vezes as camisas tem poucos detalhes e as vezes tem muitos. Quase nunca tem uma média aceitavel. Eu acho os uniformes da puma lindos, porém para o futebol é exagerado demais ter muitos detalhes como a puma tem. Eu achei os uniformes 2012 das seleções africanas lindos, mas para representar um país achei exagerado. Mas a pior é a nike. Alex