quinta-feira, maio 05, 2011 | | By: Luis Ventura

Noite Negra Latina

Vexames dos times brasileiros na Libertadores acende a pergunta: Nossos clubes são realmente os melhores da América?

Tudo parecia perfeito para o futebol brasileiro ao fim da primeira fase. Os nossos 5 times avançaram. inclusive aqueles com chances remotas, como Santos e Fluminense. Nossos maiores rivais Argentinos tiveram apenas 2 classificados e na bacia das almas. E nenhum outro país conseguiu colocar mais de 2 times nas oitavas.

Então veio o parceiramento e todos já contavam como certo Grenal e Santos e Cruzeiro nas quartas, sem contar que planejavam um Flu x Velez ou LDU nas quartas para pegar outro brasileiro nas semi.

O que a galera esqueceu é que antes tinha uma oitavas de final e adversários do nível de ex-campeões como Once Caldas e Peñarol; e clubes tradicionais como América, Universidad Católica e Libertad. E não é que agora dos 5 times só temos um.

Não posso dizer que foi menosprezo dos clubes, mas a imprensa colabora e coloca tanta pilha nesses assuntos que não tem como não transferir isso para o campo. Muita gente criticou o Muricy porque foi contra o DNA do Santos e colocou o time na defesa. Caros amigos, se o Santos tivesse jogado no ataque e perdido, então vocês estariam felizes? A torcida com certeza gostou do resultado.

É difícil dizer porque os brasileiros foram dizimados da Libertadores. Pelo que vi, faltou um pouco do lado emocional para todos. Os times brasileiros quando tomam um gol automaticamente se perder, por mais que ainda estejam em vantagem. Foi assim com todos. Por isso o Muricy fez bem em fechar seu time pois sabia que se tomasse o gol seu time já era.

Outra coisa consequencia disso. Os brasileiros tomam o gol e perdem a cabeça. O técnico não consegue mais pensar no que fazer para acertar o time. O jogador esquece da técnica e da tática e apela para a falta de categoria e agressão. E os adversários, que são muito bem preparados para isso, utilizam essa ferramenta sem dó. Pela origem espanhola dos outros país se explica muito isso. Viram só o enorme jogo psicológico tanto de Real quanto Barcelona para influenciar o juiz de outro país na Liga dos Campeões? Pois é, já em Portugal... Mourinho tenta ser malandro, mas preste atenção que as dele geralmente não colam.

Muito se diz que brasileiro precisa aprender a jogar Libertadores. Eu acho que o brasileiro precisa aprender a manter o seu jogo na Libertadores. É aquela lógica, vc tá acostumado a fazer algo que vem dando certo, quando vc pensa em mudar, vai se complicar no começo.

Para mim essa situação do futebol brasileiro lembra fim dos anos 80, começo dos anos 90. Seleção brasileira em renovação após perder duas Copas inesperadamente. Clubes brasileiros fazendo feio na Libertadores e futebol nacional em conflito de gestões (naquela época era sobre a formação do clube dos 13 e hoje sobre a sua extinção). E na Europa o grande point era jogar ao estilo Milan (hj é o Barcelona).

Veremos se os clubes brasileiros vão aprender dessa vez.

0 comentários: