segunda-feira, maio 23, 2011 | | By: Luis Ventura

Entresafra

Você sabe o que é entresafra? Entresafra é um termo comum na agricultura e se refere ao período entre uma colheita e outra. Ou seja, o período improdutivo da safra. E hoje, 2011, o automobilismo brasileiro apresenta um entresafra no cenário internacional.

Nesse fim de semana, acompanhando a classificação das 500 milhas de Indianápolis na Fórmula Indy e o GP da Espanha de Fórmula 1, pude notar uma coisa que há tempos não acontecia conosco: A falta de um brasileiro entre os protagonistas. Nossos pilotos estão presentes e bem presentes nessas categorias, mas apenas fazendo número.

Começando pela Fórmula Indy, vemos que Hélio Castro-Neves e Tony Kanaan, que sempre viamos brigando pelos primeiros lugares, hoje lutando para aparecer entre os 10 melhores. E olha que o Helinho tem o mesmo carro do melhor piloto do momento que é o australiano Will Power. E oTony, ainda viveu uma situação pior. quem imaginava que um piloto com o currículo como o dele (já foi campeão da categoria) fosse ser alvo de disputa das outras equipes se enganou. Além de ser dispensado da Andretti, quase não conseguiu uma vaga para essa temporada. Foi preterido por várias equipes e só depois que arranjou um patrocínio é que arranjou uma vaga e pelo que disseram, ainda não é garantia para correr o ano todo.

Situação semelhante ao do Tony, acredito que viverá Rubens Barrichello em 2012 caso queira seguir na Fórmula 1. Quando saiu da BrownGP em 2009 (claramente porque provavelmente teria como companheiro Michael Schumacher), Rubinho viu seu futuro na categoria ficar nebuloso. Mas sua experiência e seu último bom trabalho que lhe resultou no 3º lugar no campeonato despertou interesse de Frank Willians. Fez um trabalho bom com um carro ruim em 2010 e agora em 2011, além de criticar abertamente a equipe, vem tomando um passeio de seu companheiro novato Pastor Maldonado, da Venezuela. É muito evidente que em 2012, Rubinho não estará na Willians. Agora para onde ele deve ir. Se quiser uma vaga boa, ou mostra serviço agora ou vai ter que arranjar um patrocínio ótimo, caso contrário terá que se candidatar a Virgin, Lotus ou Hispania. E Felipe Massa? O garoto que há 2 anos ficou à uma curva de ser campeão , hoje não fica nem uma volta próximo dos primeiros. Virou comum para ele estar em 9°, 10º e disputar posição com Sauber, Willians e Force India. Felipe só está na Ferrari ainda pois é o único que aceita com submissão as trapalhadas da escuderia (principalmente nos pit-stops) e o posto de segundo piloto atrás do Alonso. Quem não gostaria de ter um funcionário assim? Até eu rodei no meu serviço porque não concordava com algumas coisas. Até 2012 ele está garantido lá e se seguir sendo um bom mocinho, fica mais tempo.

Bem, se os nossos principais pilotos não atravessam um bom momento, imagina os coadijuvantes? Na Fórmula Indy, eu me lembro que teve época que eram até mais de 10 pilotos brasileiros na categoria. Hoje além dos 2 que citei acima, temos mais três que correm a temporada inteira e mais um que participa de algumas corridas. Na Fórmula 1, que já chegou a ter 5 pilotos Brasileiros correndo a mesma temporada, agora só tem os dois já citados. E de piloto de testes, mais dois, sendo que um é o segundo reserva atrás de um indiano.
E nas categorias de acesso isso piora. Na Indy Lights temos um piloto apenas ( o garoto Victor Carbone) e na GP2 também um (Luiz Razia, o mesmo que é reserva depois do indiano). E nenhum desses é protagonista.

Quando veremos novamente 2 brasileiros fazendo dobradinha na F1? Só Deus sabe.

Enfim, o que ocorre é que nossos pilotos que eram protagonistas estão envelhecendo e deixando esse posto. Só que os mais novos, que deveriam ocupar esse espaço, vem perdendo a chance para pilotos de países sem tradição como India, China e Venezuela. Para quem teve em seguida os espetáculos de Émerson Fittipaldi, Piquet e Senna na F1 e Fittipaldi, De Ferran, Castro-Neves e Kanaan na Indy, é dolorido assistir uma corrida torcendo para os brasileiros não ficarem entre os últimos. É esse um dos motivos que fazem o público que acordava domingo cedinho diminuir. Que esses pessoas gostam de automobilismo, é inegável, mas aquela vontade torcer e assistir a um compatriota seus triunfar, isso já não tem mais.

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