quarta-feira, abril 27, 2011 | | By: Luis Ventura

Uma partida para mudar certos conceitos.

Terminou a pouco o terceiro duelo entre Real Madrid e Barcelona nesses últimos 15 dias e o primeiro pelas semifinais da Liga dos Campeões. Quem assistiu à partida não deve ter dúvidas de quem jogou melhor e mereceu a vitória. Agora só não sei se muitos tiveram a mesma impressão que tive sobre certos conceitos tão mitificados que reúnem alguns personagens de Real Madrid e Barcelona.

O primeiro deles trata-se do senhor José Mourinho. Ele realmente é o melhor técnico do mundo? Para mim um técnico que tem os jogadores que tem no Real e mesmo assim tem medo de bater de frente com um adversário não pode ser o melhor do mundo. E por mais que insistam com a tese, o Real Madrid não mostra respeito pelo Barça. Somente medo.

Quem é o melhor? O português ou o espanhol?

O segundo deles é sobre o Messi. Ele é o melhor jogador do mundo? No momento é, porém não exagerem ao falarem que ele é melhor que Maradona (falta para isso brilhar na seleção). Ele é o melhor pois rende o mesmo em qualquer posição do ataque do Barça, seja pela direita, pela esquerda ou pelo meio. Messi é técnico, artilheiro e magistral. E mostra isso seja contra o Almeria, seja contra o Real Madrid. Já Cristiano Ronaldo também é ótimo, mas só tecnicamente. Não rende a mesma coisa em outras posições do campo, seus gols são mais por conta da força de seu chute e não é magistral quando precisa ser, como hoje.

Messi faz a diferença. Grande novidade...

Por fim o grande mito. O Barcelona é invencível? Qual o segredo deles? Invencível não é. Arsenal , Real Madrid e Hércules já mostraram que o Barça pode ser derrotado. O segredo está em jogar da sua forma sempre. Arsenal e Hércules ganharam jogando o que estavam acostumados. Já o Real Madrid pena pois joga de uma maneira diferente da habitual e para que isso funcione demanda tempo. A questão da posse de bola é secundária. O problema não é o Barcelona tocar a bola e sim o que eles fazem com a bola. Eles começam como quem não quer nada e em poucos segundos, com aquele toque morno lateralmente, já avançaram quase 70 metros no campo. E aí depois que avançam esses 70 metros, os outros 30 geralmente ficam por conta do Messi.

Ainda tem muita coisa para falar, como por exemplo, questionar se o Pepe é um zagueiro de alto nível, porque nenhum atacante-artilheiro se firmou no Barcelona e etc., mas fica para um outro papo, talvez semana que vem, pois tenho certeza que o duelo já era e que dia 28 de maio veremos Manchester United e Barcelona em Londres na grande final.

O jogo em fotos

Barça comemora em pleno Santiago Bernabéu. 2 a 0 e um pé em Londres.

Mourinho foi expulso e mesmo assim deu um jeitnho de ficar a beira do campo.

Cristiano Ronaldo se esforçou, mas não deu para ele nem para o Real Madrid.

Mesmo de fora, o goleiro reserva do Barcelona José Pinto arruma confusão. Acabou expulso.

Falta algo na cabeça dele... e não é só cabelo não. Mas uma vez Pepe perde as estribeiras e recebe cartão vermelho. Cada vez mais aumenta sua fame de cabeça de bagre.

Fotos: globoesporte.com

0 comentários: