segunda-feira, abril 11, 2011 | | By: Luis Ventura

Um único assunto: Torcer

Nos últimos post eu tenho falado de vários esportes de uma só vez. Mas hoje vou mudar e não mudar ao mesmo tempo. Falarei de vários esportes mas sobre um único aspecto.

***

Eu tenho apenas 24 anos e cresci assistindo o "esporte bussiness", que transformou a disputa esportiva num espetáculo milionário, onde o dinheiro manda e, clubes e atletas, fazem de tudo para chegar a glória, até mesmo jogar sujo.

Eu tenho apenas 24 anos e cresci assistindo também as histórias protagonizadas por gênios do esporte como Michael Jordan, Ayrton Senna, Pelé, Mohammed Ali, Abebe Bekila, Jesse Owens, Mark Spitz e Nadia Comaneci, no tempo em que o esporte era clássico, lindo e honesto.



Eu tenho apenas 24 anos e hoje chorei mais uma vez com o esporte. Chorei ao assistir na televisão uma matéria sobre o duelo entre Monica Selles e Martina Navratilova. Martina (vencedora de 18 Torneios Grand Slams, ganhando em todos os 4) já estava em fim de carreira, jogando apenas em duplas e resolveu voltar a jogar simples. Monica (venceu 9 Grand Slams em três dos quatro), havia sofrido um atentado em plena quadra dois anos antes e estava retornando ao circuito.

Me emocionei ao ver essa cena:



Incrivel ver o carinho do público com essas duas tenistas. Foi de tocar o coração. E é disso que sinto falta hoje. Desse carinho do público com os atletas. Do carinho dos atletas com o público. De um esporte mais verdadeiro.

Para encerrar, deixo com vocês as voltas finais do GP de Mônaco de 1992. Disputa acirrada de Senna e Mansell e perceba nos minutos 5:18, 6:41, 8:09 e 9:34 a alegria dos torcedores ao lado da pista ao presenciar um dos maiores momentos do automobilismo mundial. Eu me arrepio não só com a corrida, mas ao ver essa demonstração espontânea do torcedor.




E torcer é isso. É ser verdadeiro e se identificar com seu atleta e seu time por isso. Torcer não combina com você ir ao jogo para xingar o atleta de bicha, como fez a torcida organizada do Cruzeiro. Torcer não combina com você ir ao estádio para brigar e matar.

Torcer é um sentimento tão bonito que não podemos deixar que poucos manchem essa emoção.

1 comentários:

Regis Thiago disse...

È Luis,na verdade nesse mundo tudo temos dois lados..aqueles q realmente amam esportes...e o trabalho de seus atletas...e existem outros q não pensam desta forma e acabam estragando o esporte com brigas entre outros....