segunda-feira, abril 04, 2011 | | By: Luis Ventura

O lado bom e o lado ruim do fim de semana.

Fim de semana é sempre uma coisa boa. É o período da semana que mais aguardamos. Mas de vez em quando acontecem aquelas coisas chatas nesses dias. No esporte é igual. O fim de semana são geralmente os dias que tem a maior variedade de eventos esportivos, porém também acontecem coisas desagradáveis.

Nesse fim de semana, o fato lamentável foi a morte do piloto Gustavo Sonderman em evento preliminar da Stock Car. Foi uma fatalidade, mas precisa ser investigada para saber quais as causas do acidente e realizar as prevenções. Não vou entrar em maiores detalhes primeiro porque todo mundo fala que entende de carros, mas muitos não sabem nada; e segundo porque precisamos aguardar a apuração das causas.

Deixando isso de lado, o fim de semana foi maravilhoso. Começou na sexta-feira com o show de volei entre Cruzeiro e Vôlei Futuro. Nunca tinha visto algum time perder as contas no número de substituições, porém foi mais um ingrediente para transformar esse duelo em jogaço. No sábado houve a repetição da dose, mais moderadamente, para Sesi e Minas, no masculino e Minas e Pinheiros no feminino. Cada vez mais o vôlei vem se firmando como um grande esporte popular e proporcionando as mesmas emoções que o futebol proporciona. Hoje, é impossível você assistir e não se apaixonar pelo esporte.

Essa mesma frase vale para o tênis. Que jogo fizeram Nadal e Djokovic. Até o início do Tie-break era impossível prever um vencedor. Isso só aconteceu quando Nadal cedeu ao cansaço e se tornou presa fácil para os golpes de Djokovic. Não é a toa que ambos são os melhores tenistas do ranking e que Djokovic está há 26 jogos invicto. Não vi a partida inteira, e até por isso que o tênis não tem a mesma popularidade e espaço na TV brasileira que o vôlei tem. O brasileiro não tem paciência para ficar mais de 3 horas vendo bolinha pra cá bolinha para cá. Com o vôlei era igual. A geração de prata deu em empurrãozinho na popularização com as suas conquistas. O Guga no tênis também, mas chegou uma hora que acabou. O decisivo no vôlei foi a mudança na regra da pontuação, que deixou a partida mais dinâmica e a duração mais curta. Acho que o tênis poderia seguir a mesma linha e fazer mudanças semelhantes.

Indo para o futebol, o destaque fica para o Palmeiras. Um time que era fadado ao insucesso no início do campeonato, agora é o melhor de SP. Meio estranho isso, mas no futebol, é o momento que manda.
Aproveito para mandar saudações ao Guarani FC que completou 100 anos. É triste ver o bugre onde está. Queria mil vezes ver Guarani, Santa Cruz, Paysandu, Remo, Bangu, América do que Prudente, Salgueiro, Icasa, Duque de Caxias, Ituiutaba. Tradição merece ser respeitada.

E encerrando, o destaque dessa semana que começa é o futebol europeu. Liga dos Campeões é algo apaixonante e sem explicação. O melhor evento esportivo do mundo.

0 comentários: