domingo, dezembro 18, 2011 | | By: Luis Ventura

Uma aula de futebol




Olá galera,

A poucos minutos acabou o Mundial de Clubes da FIFA 2011. O placar foi 4 a 0 para o Barcelona. Não quero entrar no mérito de apontar qual foi o erro do Santos, se o Neymar e o Ganso amarelaram, se o Messi é o melhor do mundo e tal. O que eu quero dizer está no título.
Em todos os canais, zapeando durante a transmissão da final, eu vi os comentaristas e narradores falando “O Barcelona deu uma aula de Futebol”. E isso acontece em todos os jogos contra todos os times. E aí pergunta: Se o Barcelona dá aula, porque os outros times não aprendem com ele? 

FC Barcelona: Dando aula e arrebatando taças. A do mundial vai entrar em aonde na foto?

Não sei por que, mas é uma lógica que tem a sua verdade. Até eu caí nessa de pegar alguns exemplos para parar o Barcelona: Arsenal, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e até o Getafe, mas não tem jeito, para parar o Barcelona, só jogando igual ao Barcelona.
E como o Barcelona joga?

Os pontos básicos são:
-Toque de bola: Não importa o que aconteça, não importa quem jogue o time pouco rifa a bola e vai tocando, nem que seja entre os zagueiros. E tem mais. Os homens do ataque não ficam estáticos, eles estão sempre se movimentando, no velho conceito da Laranja-Mecânica. Com a movimentação de todos a frente, fica mais fácil tocar a bola pois, sempre nessa troca de posições, o espaço aparece. É por esse jogo que, por exemplo, Ibrahimovic não deu certo no Barcelona.

-Marcação: Com a bola já sabemos o que Barcelona faz. E sem a bola? Sem a bola, os mesmos atacantes que se movimentam, fazem a marcação no toque de bola dos zagueiros adversários. Não chega a ser aquela marcação de pegada. É o simples fato de encurtar a distância. Ao invés de ficar a 10 metros, fica a 5. Se o marcador sentir que dá para apertar mais, ele aperta. E aí, com a defesa adversária acuada, é um-dois para o adversário errar um passe ou dar um chutão para frente e devolver a bola para o Barcelona.

-Filosofia de grupo: O Barcelona tem grandes craques, têm. Mas o segredo não é somente eles. A quanto tempo esse time do Barcelona joga junto? Desde 2008. Errado. Esse time joga junto desde quando se formaram na base do time. Dos 11 titulares, 9 foram formados lá. Assim jogando e treinando juntos há anos fica mais fácil trabalhar os conceitos destacados acima nos treinos. Por isso quando sobe mais um garoto, ele entra fácil no time. E por isso, que muitas vezes, alguns medalhões não dão certo lá. O Ronaldinho por exemplo. Quando ele começou a sair desse conceito de equipe, o Barcelona o dispensou e promoveu o Messi.  Agora os outros times podem formar jogadores muito bons para seus times, mas não formam uma filosofia. O Real Madrid pode contratar os melhores jogadores e técnicos do mundo com seu dinheiro todo, mas para não podem comprar uma filosofia.

Enfim, nós vamos a escola e a Universidade para aprender com os professores. Hoje o Barcelona é o professor do futebol mundial e quem quiser ganhar do Barcelona tem que fazer o que eles fazem.

O Getafe, o Arsenal, a Inter de Milão ganharam do Barça sem aplicar essas lições. Ganharam porque o futebol tem esse imponderável. Mas foram 10 em 200, 250 jogos. Portanto, depois do jogo de hoje eu concluo: O Barcelona 2008-2011 é um dos melhores times da história e para mim, para ganhar do Barcelona várias vezes, só jogando com eles.

0 comentários: