quinta-feira, dezembro 01, 2011 | | By: Luis Ventura

Especial Mundial de Handebol Feminino Brasil 2011

Olá Galera,

Abri minha agenda em dezembro e olha que evento especial teremos a partir dessa sexta dia 2.

Entre 02 e 18 de Dezembro, o Brasil irá receber a 20ª edição do Campeonato Mundial de Handebol e as 24 principais seleções do mundo estarão no estado de São Paulo disputando o evento. Esta é apenas a terceira vez que o torneio não se realiza na Europa.

A princípio os jogos seriam realizados no estado de Santa Catarina, mas os estragos causados pelas chuvas no começo do ano fizeram com que os planos fossem alterados. São Paulo, Barueri, São Bernardo e Santos serão as cidades sedes. Os jogos acontecerão nos ginásios do Ibirapuera, José Corrêa, Adib Moyses Dib e Arena Santos.

A competição apresenta o seguinte formato de disputa. As 24 equipes estão divididas em quatro grupos de 6 seleções. No Grupo A, em Santos jogam Noruega, Montenegro, Angola, Alemanha, China e Islândia. No B, em Barueri, estão Rússia, Cazaquistão, Holanda, Coréia do Sul, Espanha e Austrália..
O Brasil aparece no Grupo C, em São Paulo, com Romênia França, Tunísia, Cuba e Japão. E encerrando, o Grupo D, em São Bernardo tem Suécia, Dinamarca, Croácioa, Argentina, Costa do Marfim e Uruguai.

Apos se enfrentarem dentro do grupo, irão se classificar os quatro primeiros de cada chave para as oitavas de final. A partir daí, os jogos são em eliminatórias simples até a definição do campeão.

Até hoje o Brasil participou de 8 edições e conquistou seu melhor posto em 2007 na Espanha, quando terminou em 7º.

A Rússia é a atual tricampeã (2005, 2007 e 2009) e também a que mais vezes venceu na história, com 7 conquistas, sendo três como União Soviética. A Alemanha tem quatro títulos, enquanto Hungria, Iugoslávia, Noruega, Dinamarca, França, Romênia, República Checa e Coréia do Sul tem uma conquista cada.

Expectativa para a competição: Sobre a competição.

Como já é tradicional no handebol, as equipes nórdicas pintam como as principais equipes da modalidade e no caso do feminino, Alemanha e Rússia se incluem no grupo.
Atual tricampeã, a Rússia é o time a ser batido. Terá um grupo fácil na primeira fase, onde a Coréia do Sul deverá lhe incomodar mais.
Atuais campeãs Olímpicas e tetra européias, a Noruega é a principal candidata a quebrar a hegemonia Russa.  Já classificada para Londres 2012, o técnico Thorir Hergeirsson destaca o torneio como uma preparação para o torneio olímpico. “Nós queremos lutar por uma medalha. É claro que o desenvolvimento da equipe, também tendo em vista dos Jogos Olímpicos, tem prioridade. Vamos ver no Mundial, mas temos menos pressão do que as outras equipes. Uma coisa é clara: o Brasil é um passo importante no caminho para Londres.” (entrevista ao site da Confederação Brasileira de Handebol).

Correndo por fora, a França pinta como a terceira força do torneio.Aliás, as francesas serão adversárias do Brasil na primeira fase. Se o Brasil mostrar o que mostrou no Pan, não deverá ter dificuldades de avançar para as oitavas de final. No papel, a seleção atrás apenas de Romênia e França e um pouco a frente de Cuba, Japão e Tunísia. "Vamos manter o grupo que deu certo no Pan. Jogamos com três defensoras, e a Alessandra, que é forte e tem uma forma física boa, vai contribuir com esse sistema que estamos utilizando", disse o dinamarquês Morten Soubak, técnico da seleção (para o site oficial da competição).

Seleção Feminina de Handebol. Crédito:Cinara Piccolo/Photo&Grafia
 A lista de jogadoras são: Goleiras: Chana Masson (Randers, da Dinamarca) e Bárbara Elisabeth Arenhart, a Babi (Hypo, da Áustria)
Pontas: Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo), Jéssica da Silva Quintino (A.D. Blumenau), Fernanda França da Silva (Hypo) e Samira Pereira da Silva Rocha (Hypo);
Armadoras: Mayara Fier de Moura (Mios Bigamos, da França), Ana Paula Rodrigues (Hypo), Francine Camila de Moraes (Hypo), Deonise Fachinello Cavaleiro (Itxaco, da Espanha), Eduarda Idalina Amorim, a Duda (Gyor, da Hungria), Silvia Helena Pinheiro (Hypo) e Moniky Karla Novais Bancilon (Metodista/São Bernardo);
Pivôs: Daniela Piedade, a Dani (Hypo); Fabiana Diniz, a Dara (Bera-Bera, da Espanha) e Alessandra Medeiros (ADC Santo André).

Para finalizar, a competição contará com a aplicação de novas regras da IHF, que aumenta de 14 para 16 o numero de atletas relacionadas por partida e o aumento de 2 para 3 o numero de tempos técnico por jogo, desde que obedecendo algumas situações, como dois tempos no máximo por período e um tempo nos últimos 5 minutos da partida. O intervalo aumenta de 10 para 15 minutos.

0 comentários: