quinta-feira, dezembro 29, 2011 | | By: Luis Ventura

Não fale sobre o que você não entende

Eu adoro e ao mesmo tenho odeio quando os especilistas em futebol tentam falar sobre os outros esportes, principalmente tentando misturá-los. Adoro porque tenho a oportunidade de comentar e poder debater a ideia com eles e odeio porque geralmente esses caras sempre falam sem saber o que estão falando ou escrevem. Hoje li um texto de um blogueiro do site Trivela questionando porque os clubes de futebol não apoiam o esporte olímpico e falou que atletas de ponta nesses clubes são jogadas de marketing. Concordo que em alguns casos esses atletas são Marketing sim, mas falar que os clubes não apoiam é um erro. 

Quem acompanha o esporte (esporte num todo, não só o futebol), sabe que o Cruzeiro tem uma bela equipe de Atletismo de Rua; o Corinthians tem um ótimo time de Natação, de Futebol Americano e Futsal há anos; o Flamengi tem Ginástica Artística, Basquete, Remo, Natação dentre outros/ o Fluminense aposta no Polo Aquático e nos Saltos Ornamentais. O Botafogo vai de remo e Polo Aquático, o Palmeiras tem o Tênis de Mesa com Hugo Hoyama e no norte e nordeste temos o Remo e o Sport com o vôlei. Ou seja, são diversos exemplos.

O que o pessoal não entende é que culturalmente o Brasil é o país do Futebol, e vemos nos jornais, sites e programas esportivos que 90% ou mais do espaço é do futebol. E todos esses clubes criaram seu nome e seu status no futebol, que através dos patrocinios, das cotas de TV e da renda gerada pelos dividendos, sobrevive e acaba mantendo todos os outros esportes.

Desta forma, não é possível hoje, por exemplo, para esses clubes, que em muitos casos tem dificuldades até para pagar seu time profissional de futebol, bancar várias modalidades com equipes de alto nível. Então cada clube vai apostando no que tem mais tradição. Tanto isso é notável que vemos alguns casos de clubes de Futebol que não tem mantém equipes fortes em nenhuma outra modalidade por não ser o espirito do clube desde o começo. E quando seu nome pinta em algum esporte é por pura cessão de imagem.

É claro que sentimos falta do grande time de basquete do Palmeiras ou de atletismo do São Paulo, mas cada clube desenvolve o seu esporte de acordo com suas necessidades. Se você for ver, eles não deixam de investir nas outras modalidades, porém apenas não podem ter equipes profissionais de alto nível, mas tem uma categoria de juvenil, infantil e etc, o que é ótimo pois é disso que o esporte precisa: incentivo aos mais jovens. Daí para frente, se o garoto quiser mesmo ser um profissional, ele vai atrás do seu sonho e com certeza encontrará um clube que irá aproveitá-lo com devido reconhecimento.

2012 trás os Jogos Olímpicos e com certeza ainda ouvirei bastante gente que não conhece o mundo dos esportes dar seu palpites e falar nada com nada, principalmente aqueles que hoje pedem para um Flamengo ou Palmeiras montar um time profissional de alto nível no Badminton, mas que são os primeiros que vão estar nem aí para noticiar e ir prestigiar quando isso acontecer.

1 comentários:

Regis Thiago disse...

Bom; analisar o esporte no Brasil é dificil, sabemos que por ser considerado o país do futebol esquecem das outras modalidades...Isso é a cultura brasileira, qnd se nasce homem a primeira coisa q ganha é uma bola de futebol....então de quem será a culpa? Imagina um jornalista querer falar s/ saber de muita coisa é um erro..C/ a internet pode-se pesquisar e entrar com contato com varas fontes antes de escrecer aldo s/ saber mt né...Parabens pelo texto e seu olhar critico....