sábado, março 19, 2011 | | By: Luis Ventura

Mais que um filme, uma história de superação

Premiado com dois Oscars, a obra retrata a vida de um dos maiores músicos do Soul Americano, destacando todas as dificuldades e as superações vividas por Ray Charles.

Ainda criança, viu seu irmão caçula morrer afogado em uma bacia d’água. Aos 7 anos, uma doença o deixou cego. Sempre foi discriminado por causa de sua deficiência e por causa de sua etnia negra. Tudo conspirava para uma vida deprimente e a margem da sociedade. Mas esse não é o destino dos gênios. Antes de ficar cego aprendeu a tocar piano e isso mudaria e muito sua história.

Além da perda da visão e da sua origem negra, Ray Charles sofreu com as amantes, com os oportunistas e também com as drogas. O roteiro de desgraça se transforma em superação e exemplo de vida com todo o sucesso que o músico conquistou. Constituiu família, se livrou das drogas, lutou contra o preconceito e se tornou um dos imortais da música mundial.

Com um orçamento de 40 milhões de dólares, Ray, lançado em 2004, logo foi sucesso entre o público e a crítica. Dentre os diversos prêmios recebidos, estão o Grammy de melhor trilha sonora de Mídia Visual e os Oscars de melhor música e de melhor ator para Jamie Foxx, interprete de Ray Charles. A atuação de Foxx, aliás, é um dos destaques do filme. O ator seguiu nos mínimos detalhes o estilo inconfundível de Ray de tocar.

Para quem curte música, em especial o R&B e o Soul americano, o filme Ray é perfeito e indispensável. E para quem curte uma ótima biografia ou goste de filmes que destacam a superação, é impossível não assistir e até se emocional com Ray Charles Robinson.

Ficha Técnica:

Nome: Ray

Gênero: Biografia/Drama

Distribuição: Universal Pictures

Ano: 2004

Duração: 152 minutos

Diretor: Taylor Hackford

Elenco: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King, Clitton Powell

Avaliação: 5 estrelas


0 comentários: