sexta-feira, março 18, 2011 | | By: Luis Ventura

A desvalorização do esporte brasileiro

Quem acompanha meu blog sabe o quanto eu critico a gestão do esporte brasileiro, que permite, entre tantos outros absurdos, a desvalorização do esporte brasileiro.
Eu já citei os exemplos que ocorrem no vôlei e no futebol, mas agora cito um exemplo do basquete e que serve para outros esportes também. Falo do esporte universitário.

Hoje a tarde, zapeando os canais vi o Bandsports transmitindo uma partida de NCAA (o basquete universitário dos EUA). E aí vai a reflexão: Porque ao invés de mostar os esportes universitários dos outros, não mostramos o nosso? Ah, é a vergonha pois além de um ensino deficitário, as Universidades brasileiras não incentivam a prática de esportes por seus acadêmicos. E quando participam é sendo patrocinadores de times.

Então já que não temos esporte universitário, poderiamos mostrar o profissional mesmo, só que aqui do Brasil. Mas nada de atletismo, natação, handebol, boxe olímpico, levantamento de peso, vela etc... O esporte brasileiro sempre fica a margem do estrangeiro.

Claro que entra em conta o fato de quase todas as modalidades do esporte brasileiro estarem nas mãos das Organizações Globo. Sim. Mas o próprio canal a cabo de esportes da emisora não valoriza o esporte nacional. Mostra na maioria de sua programação futebol, deixando para lá outras modalidades e maioria desses jogos, às vezes, nem tem times brasileiros ou interessa aos brasileiros. São poucos os programas sobre as modalidades olímpicas (quase zero) e quando os eventos são transmitidos, a divulgação é mínima. Vejam o estardalhaço que estão fazendo com esse torneio do Futebol de Areia. Milhares de chamadas já entraram na programação. Agora se é para anunciar um jogo de basquete, como aconteceu com o jogo das estrelas da NBB, ou de vôlei, como acontece sempre, os anúncios são zero.

E isso gera essa bola de neve. O canal que tem os eventos do Brasil faz pouco caso deles. Os outros canais, sem alternativas, mostram e valorizam o esporte dos gringos. E quem se ferra nisso tudo? Isso mesmo, o esporte brasileiro.

Depois todos, ainda tem a cara de pau de cobrar porque fomos mau em uma competição de ginástica, porque o boxe brasileiro não ganha medalhas em olímpiadas há maius de 50 anos e etc.

O Brasil precisa mudar urgentemente sua mentalidade esportiva e começar desde baixo, pois é na escola que nasce a paixão pelo esporte que vai até o dia de nossas mortes.

0 comentários: