sexta-feira, março 11, 2011 | | By: Luis Ventura

Futebol é com a RedeTV!

Pois é amigos, saiu o resultado da licitação mais esperada do Brasil. E olha que não era para construir um supermega hospital em região carente ou um super piscinão para acabar com as enchentes, e sim, para conhecermos a emissora que vai transmitir o Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. Pelo que foi divulgado pelo Clube dos 13, o que seria uma concorrência virou uma só proposta no valor de 516 milhões anuais da RedeTV! ao invés dos 700 milhões anuais previstos pelo C13.
Mas isso não é o final. A RedeTV! já deixou claro que só segue em frente se puder transmitir os jogos de todos os times.
Agora vamos a outro ponto. Hoje estava assistindo a entrevista do Presidente do Botafogo Maurício Assumpção ao programa bate-bola da ESPN Brasil. Entre outras coisas ele falou de como ocorreu o processo de licitação, do qual ele fez parte da comissão do C13, e porque alguns clubes saíram.
Pelo que ele contou, as emissoras fizeram uma apresentação a comissão e segundo ele, algumas demontraram falta de "espertise" para fazer a transmissão do futebol. E do jeito que a licitação caminhou, ele corria o risco de vender os direitos para essa emissora que não tem "espertise" e acabar assim, ao invés de ter lucro, tomando prejuízo. E por isso ele orientou aos clubes cariocas que ele representava a sair disso.

Outras questões?

Agora, depois dessa entrevista que vi e dos acontecimentos desses últimos meses, tenho algumas perguntas que gostariam que fossem respondidas.

1- Quem organiza o Campeonato Brasileiro é a CBF. Ou seja, ela é a dona do evento, assim como a FIFA é da Copa do Mundo e o COI das Olímpiadas. Porque então são os clubes que negociam os direitos de algo que nem são eles que organizam?
Ah, mas na Europa são os clubes que fazem isso. Mas lá quem organiza os campeonatos são eles mesmos. Já pensou as seleções negociando os diretios de TV da Copa? Não existe isso de negociar o que não é seu. E a CBF pode quando der na telha fazer o que fez ano passado com a FBA e desautorizar o C13 a negociar esses direitos.

2-Se estão negociando os direitos do Campeonato da Primeira Divisão, porque alguns clubes que estão na segunda divisão, só porque fazem parte do Clube dos 13, recebem dinheiro desse contrato?
Isso é o cúmulo. Dos 20 times do C13, cinco estão na segunda (Guarani, Portuguesa, Goiás, Sport e Vitória). E se não me engano, levam mais dinheiro do que times que não são do C13 e estão na Série A (Avaí, Figueirense, Atlético GO). É contrato da Série A, dinheiro só para quem é da Série A. O pior é que tem times há anos longe da primeira que ainda pegam adiantamento de anos não negociados, como 2012.

3- Sabemos que os direitos de um campeonato são comerciais, assim como é uma ação de uma empresa, ou um serviço que você solicita para alguém. Se é comercial, porque tem que haver licitação? Licitação não é só para "serviços públicos"?
Eu acho que a relação é a seguinte. Eu tenho um produto (jogos de futebol) e preciso que alguém faça a transmissão dele (terceirizar). Eu quero que ele seja transmitido da melhor forma possível, mas preciso também do dinheiro. Escolho quem paga mais ou quem faz melhor? Aí você decide. Você pode escolher o melhor serviço mas receber menos do que você acha que deve, mas saberá que a qualidade é boa e não terá preocupações e, no caso da transmissão, até obter lucros por isso.
Ou você pode escolher o que paga mais, mas receber um serviço ruim, ter problemas e ainda tomar prejuízo para a sua imagem.
Por isso que acho que um órgão não pode vir assim do nada e impor algo que não é compatível com a situação. Assim como pedimos um orçamento para quem nos vai prestar serviços e depois de avaliar pelo menos três, escolhemos o que nos é melhor. Acho que os clubes tem o direito de fazer isso também; analisar a proposta de quem estiver a fim de participar e escolher a que lhe convém. Dane-se se vai ser da Globo ou da Record. Acho que eles tem direito de fazer isso. Já pensou a gente tendo que abrir licitação para consertar um farol quebrado do nosso carro ou até para levar nosso cachorro no veterinário?

Concluíndo: Acho que está tudo errado e por isso tudo dá errado e vira essa palhaçada que vemos no noticiários. Clubes, emissoras, dirigentes, Órgãos reguladores... todos estão querendo ser mais do que são.

E nós torcedores, como ficamos? Ficamos com o risco de ficar sem assistir aos principais jogos do campeonato e nos sujeitarmos a humilhação de ir àqueles lixos chamados estádios, pagando R$80,00 para sentar num cimento sujo, sem banheiro decente e em horários exdrúxulos.

E reclamavamos porque o jogo de quarta começava depois da novela? Agora será pior, porque vai começar depois do Superpop. Ou seja, além de aguentar a Luciana Gimenez e sua burrice, teremos que esperar até umas 23:45 que é a hora que acaba isso.

0 comentários: