segunda-feira, outubro 24, 2011 | | By: Luis Ventura

Transmissões na Internet Já

Este blog, como já puderam perceber, traz na maioria dos posts a minha opinião critica sobre o que vejo acontecer por aí no mundo esportivo. Com o início dos Jogos Panamericanos, eu, como bom esportista e não apenas "futebolista" voltei minhas atenções para o maior evento multiesportivo das Américas.
 
Porém apesar das criticas que fiz aos narradores do Terra, é preciso elogiar o trabalho que o portal tem feito. Tenho acompanhado o Pan por eles por motivo de comodidade e tenho me surpreendido com a cobertura que estão fazendo. Além de transmitir tudo que o Comitê dos Jogos disponibiliza (uma das tantas falhas desses Jogos), transmite alguns desses eventos em HD, o que deixa a nossa torcida mais espetacular. Ainda vai atrás e mostra os brasileiros nos outros eventos que o Comitê não disponibiliza. Foi assim no Tênis de Mesa, no Squash, no Badminton, na Luta Livre e no Hóquei sobre a grama. Apenas fica a desejar realmente a qualidade de algumas narrações, algo que é superado com a transmissão em canais apenas com o som ambiente, sem qualquer tipo de narração ou comentário.
 
Não é a primeira vez que o Terra encara um evento assim. Em Pequim 2008 e Vancouver 2010 estavam lá e foram bem também, inclusive no evento de inverno, onde apesar dos esportes serem mais desconhecidos dos que os do Pan, os narradores foram melhores (por isso a minha critica).
 
Com um mundo cada vez mais dominados com Tablets, Smathphones e aparelhos do tipo, a transmissão pela Internet ao vivo dos eventos vai se tornar um dos pontos fortes do meio. E nesse quesito, o Terra já larga com experiência.
 
O que precisa agora é fazer a cabeça de emissoras de TV, clubes e federações de que  o público da internet é diferente do que assiste pela TV e que o mesmo não vai roubar a audiência da TV. O próprio site do Terra já transmite NBA e se não me engano também a Fórmula Indy. Será que a ESPN e a Band tiveram perda de audiência considerável com isso?
 
Eu acho que se eles abrissem os olhos veriam que poderiam aumentar sua arrecadação transmitindo jogos pela internet, vendendo patrocínios, interagindo com os internautas etc. Hoje, conseguimos assistir jogos do Brasileirão ao vivo pela internet através de streamings piratas, que muitas vezes travam ou caem. Não seria legal se fizessem como a UEFA, e disponibilizassem um pay-per-view para internet e pagando um valor (que na UEFA é de 8 Euros) você pudesse assistir aquele jogo com uma boa qualidade e sem problemas igual o Terra está fazendo?
 
Para amantes do esporte como eu, que muitas vezes tem um celular a mão e não uma TV, uma coisa dessas seria perfeito. Por isso, agradeço o Terra pela transmissão do Pan, apesar das péssimas narrações. rsrsrs

0 comentários: