quarta-feira, outubro 26, 2011 | | By: Luis Ventura

Post Urgente: A queda do ministro dos esportes

Segundo acabei de ouvir na rádio Estadão-ESPN, nas próximas horas o ministro dos esportes Orlando Silva (PCdoB) deve entregar sua carta demissão à presidente Dilma Roussef.

Até aí tudo bem, todo mundo sabe o que está acontecendo e todas as denúncias feitas. O que eu quero comentar e até em caráter de urgência é a tal ideia de que “pelo bem da Copa 2014” e “para agradar a FIFA” é melhor ele sair.

Pelo que me consta, ele é o ministro do esporte e não o ministro do futebol. Então acho que não tem nada a ver essa ideia de relacionar a saída dele com questões da Copa.

Para mim, este escândalo afeta mais a organização das Olimpíadas (coisa que não estão nem mencionando) do que qualquer outra coisa. Por quê? Porque o desvio de verbas afeta o desenvolvimento do esporte no pais. O dinheiro que poderia ser aplicado para desenvolver centros para a prática de ciclismo de competição (que não trouxe medalhas de Guadalajara), por exemplo, está indo indevidamente à alguém. E como eu acredito que o Esporte é a principal ferramenta de inclusão social, quem perde com isso também é a sociedade.

Quanto a Copa 2014, a FIFA e a CBF estão se linchando para quem vai ser o novo ministro, já que os recurso do ministério não vão para eles e eles não tem que dar satisfação nenhuma ao ministro.

Espero que acabe essa palhaçada de dar o ministério ao partido e o partido colocar seu pau mandado para poder roubar. Nunca me simpatizei com o fato desse cara ser o ministro, pois nunca esteve ligado ao esporte e se bobear, nunca praticou uma modalidade sequer. Temos tantos caras aí com capacidade para isso, que gerem atualmente clubes ou entidades, sendo ex-atletas ou não, e até políticos com perfil para a pasta melhor do que o atual, como Aldo Rebelo (cotado para assumir).

E quem assumir, que se preocupe com o Rio 2016 e o futuro do esporte brasileiro. Esqueça a Copa. O governo já deu muita “boiada” ao fornecer empréstimos e construir estádios com dinheiro do povo. Agora que a FIFA e a CBF se virem para fazer a Copa e o governo para investir e incentivar a pratica de atletismo, natação, ciclismo, handebol, pólo aquático, levantamento de peso, luta olímpica, ginástica e outros esportes de alto rendimento por jovens e crianças pelo país.

0 comentários: