sexta-feira, fevereiro 25, 2011 | | By: Luis Ventura

A minha opinião como torcedor:

Acompanho atentamente esse caso da venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 até 2014, intermediada pelo Clube dos 13. Sei que nesse meio está envolvido muita política e dinheiro, mas como torcedor, gostaria de dar meu ponto de vista de como gostariamos de ver o futebol em todas as plataformas negociadas nesse contrato.

Na TV aberta, gostaria de ver mais diversificação nos jogos e rodízio dos times que serão transmitidos. Chega de ver só Corinthians e Flamengo na TV aberta. Sou a favor de que se hoje vc transmitiu o Corinthians, vc transmita um jogo de cada um dos outros times (no caso aqui de São Paulo seria Palmeiras, São Paulo e Santos) para depois voltar a passar o Corinthians. Caso tal emissora queira transmitir só jogos do Corinthians, por exemplo, que se abra então a oportunidade de outras emissoras transmitirem os jogos dos outros times. Quanto a horário, acho que o limite aceitável para se iniciar um jogo (até em respeito a quem está no estádio) é 21:30, mas também não implico muito com isso não, pois se o cara tem interesse em ver tal coisa ele assiste, seja às 20:00 ou às 2:00.

Na TV fechada também gostaria de ver esse rodízio. Se a aberta só passa Flamengo e Corinthians, a fechada só passa Grêmio e Inter e Cruzeiro e Atlético-MG. Deveria entrar no rodízio também e quanto ao horário e a mesma coisa: pouco me importo.

No pay-per-view, não sei como funciona em cada operadora, mas na que uso (Via Embratel), por exemplo, eu não tenho a opção de comprar apenas o jogo do meu time. Ou eu compro tudo ou nada (não sei se nas outras é assim). Apesar de ser mais barato vc pagar R$60,00 para ver todos os jogos do que R$ 25,00 (um preço aceitável) para ver um só, que fazendo as contas, se seu time jogar uma vez por semana saíria por R$ 100,00, vc poderia por exemplo, economizar R$ 25,00 no dia que o jogo do seu time passar na TV aberta, mas R$25,00 no dia que vc não estiver em casa para assistir o jogo e assim por diante.

Na internet, eu acho rídiculo essa coisa de não poder transmitir jogo ao vivo. A Europa faz, os EUA faz e só aqui tem essa palhaçada. Acho que deveria se fazer assim. O site comprou os direitos, então ele pode transmitir um ou dois jogos abertos no site e os demais só vê (ao vivo) quem é cliente dos serviços do portal (UOL, Terra, Globo.com etc) ou se vc comprar como no pay-per-view. Esse ponto é o que mais me deixa irritado pois as Olimpíadas, a NBA e outros eventos vc vê ao vivo e de graça com qualidade boa pelos portais e só o Futebol Brasileiro que tem essa palhaçada (Até a Copa passou todos os jogos livres e ao vivo na internet).

Já para celular, eu acho justo que quem compre os direitos, possa transmitir ao vivo, se tiver tecnologia para isso um partida ao vivo e não só os melhores momentos ou lances do jogo.

E finalmente, gostaria de ver nas transmissões, seja por TV, internet ou celular uma padronização da imagem visual do Campeonato, igual ocorre na Europa e na FIFA. Lá várias emissoras retransmitem a mesma imagem, as mesmas informações e GCs gerados pelo organizador do torneio. E aí vc assiste aquele que vc tem mais afinidade, seja pelo locutor, pelo comentarista, pela moça que vai apresentar o intervalo ou por aquele mala que vem após as partidas. Fica tudo igual e vai vencer a briga pela audiência aquela equipe mais interessada no jogo, dando opção ao torcedor de assistir ou não o jogo do seu time com aquela locução que dá sono ou não e na plataforma que ele achar melhor.

Se continuar do jeito que está, é bem capaz de, a partir de 2012, eu "assistir" o Brasileirão apenas pelas rádios.

0 comentários: