quinta-feira, fevereiro 25, 2010 | | By: Luis Ventura

Futebol tem hora para acabar!!!

Ontem saiu a notícia. A Câmara de vereadores de São Paulo aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que determina qualquer evento esportivo realizado na Cidade de São Paulo encerre até ás 23:15. O projeto ainda sofrerá uma segunda votação antes de ir para a sanção do prefeito Gilberto Kassab.
Olhando a primeira vista parece ser uma ótima lei, que beneficiário em muito o torcedor que vai as praças esportivas, que muitas vezes não tem transporte para voltar para casa após ás partidas que terminam quase á meia-noite. E também aumentaria a segurança dessas pessoas nas ruas.
Só parece, pois na parte das punições para o descumprimento está lá que a multa é no valor da R$ 100 mil.
O que é cem mil reais para a Globo, que detém a transmissão da maioria dos eventos e para as federações milionárias que organizam os eventos?
Vamos ao exemplo de ontem: Corinthians e Racing do Uruguai jogaram no Pacaembú e o jogo terminou por volta das 23:45. Multa para eles seria a punição. Calculando quanto a Globo teria lucrado em publicidade e audiência com o jogo naquele horário, aina teria um lucro legal. Mas não foi só a Globo que quis o jogo naquele horário. Incluem-se aí a Fox Sports, a agência que comercializa os direitos de transmissão e a própria Conmebol. Rachando aí dá uns 25 mil para cada.

Porém os jogos nesse horário em São Paulo são poucos durante o ano. No Brasileirão a Globo mostra os times de São Paulo jogando em outros estados e no Paulista os jogos que são no Interior. Salva-se aí os clássicos ( que geralmente são marcados para o domingo) e as finais dos campeonatos. Uns 10 jogos por ano que daria 1 milhão. Supondo que os contratos de transmissão são acima dos 20 milhões, um milhão é esmola para eles.

A procupação dos veradores deveria ser outra. Domingo vimos a selvageria entra as Torcidas Organizadas de São Paulo e Palmeiras. Muitos estão livres e vão aprontar nos próximos jogos com certeza. Os vereadores deveriam se procupar em banir e punir legalmente esses selvagens bandidos. Pois são eles quem tiram os torcedores familiares dos estádios e não o horário das 22:00 imposto pela Globo.

1 comentários:

Regis Thiago disse...

É Luis, devemos notar que a até os esportes viraram mercadoria, apenas o que interessa para a grande imprensa é o lucro.Esquecem da segurança nos estadios, de torcedores que vão nos estadios apoiar seus times, um lugar onde exitem familias e crianças...hoje é um lugar para pancadarias.Acredito que apenas mudar o horario das transmissões não adiantaria, pois existem pessoas que saem de casa para brigar e não para assistir um bom futebol.Parabéns pelo texto e pela preocupação com os esportes!!