terça-feira, fevereiro 09, 2010 | | By: Luis Ventura

Esporte como negócio

Marketing, finanças e coisas do gênero não são meu forte. Porém é impossível não notar como esses fatores participam ativamente do atual estágio do esporte mundial.
Domingo passado, nos EUA, aconteceu o Super Bowl, que nada mais é a final do Futebol Americano. E como gera dinheiro esse evento. É o maior evento dos EUA, o de maior audiência e o de maior em termos de dinheiro. Comerciais durante o intervalo são carissímos, nem sei direito os valores, mas é uma grana enorme e é muito difícil ver algum desses times, seja a campeão ou o último colocado, reclamarem de algo. Na NBA, na NHL e na MLB também os times tem uma baita receita e se dão o direito de poderem ter os melhores jogadores do mundo.
Já os outros esportes sentem um pouco. O ex-time da Marta, o Los Angeles Sol, fechou. Muito provavelmente pela falta de interesse do público para esses esportes.
Aqui no Brasil, isso nunca chamava a atenção de ninguém. Chamava, pois agora parece que a a situação está mudando aos poucos. No futebol, os clubes estão percebendo que além de títulos, podem fazer dinheiro com a vinda de grandes craques para cá. O Corinthians começou com o Ronaldo e agora trouxe o Roberto Carlos. O Flamengo com Adriano. O Santos com o Robinho e assim vai ir.
No volei, no basquete e em outros esportes a coisa poderia ser a mesma. Não sei se falta estrutura para os times ou não querem fazer mesmo. Vá ao ginásio e pergunte quantos gostariam de comprar e poder sair na rua com a camisa do Sollys Osasco, do Unilever, do São Caetano Blausiegel... Muita gente. Só que não tem nenhum lugar que vendem. Há um esboço para isso. Só um esboço de loja virtual para alguns times. Imagina por exemplo uma lojinha no ginásio vendendo produtos licenciados dos times. Iria vender bastante.
Hoje os outros esportes exploram a imagem do atleta e ainda assim vendem a ocultação do nome do patrocinador para passar o jogo na TV. Acredito que algum lucro dá, senão não aceitariam isso.
Existem inumeras ferramentas e formar de praticar um marketing e ganhar dinheiro.Como eu disse não sou especialista para falar disso. Mas pelo que acompanho é difícil listar 10 que melhor praticam o marketing em todos os sentidos (não só exposição de imagem, mas venda de produto e etc).

0 comentários: