terça-feira, abril 15, 2014 | | By: Luis Ventura

+Esporte e a Copa do Mundo no país do futebol - Capítulo 2


Olá Galera do +Esporte

Chega ao ar o segundo capítulo de nossa saga pelas histórias da Copa do Mundo e também pelo Mundial de 2014. Nessa edição, vamos contar a história do bicampeonato do Brasil, apresentar as seleções asiáticas, conhecer a nossa capital federal e relembrar as vozes que eternizaram nossos grandes momentos em Copas.


***

A quinta Copa: Suíça 1954


Em 1954, a Copa teve muitos reflexos ainda de 1950. A primeira foi na própria escolha da sede. A fim de evitar grandes deslocamentos, como aconteceu em alguns casos no Brasil, a FIFA escolheu a neutra Suíça, pouco abalada pela Segunda Guerra, estável economicamente e de dimensões pequenas.

43 países se inscreveram para as eliminatórias e o Brasil, pela primeira vez, também disputou sua classificação, não tendo trabalho para eliminar Chile e Paraguai. A dolorida derrota de 1950 ainda ecoava em nossa seleção. Uma das primeiras providências foi aposentar o uniforme Branco e substituí-lo pelo Amarelo, escolhido em concurso, e que permanece até hoje.

Naqueles anos uma seleção dominava o futebol Mundial. A Hungria era um país comunista e o exército local conseguiu formar um dos melhores times de todos os tempos. Entre 1949 e 1954, permaneceu invicto por 32 partidas. Foi perder justamente quando não poderia.

No jogo chamado "O milagre de Berna", era certo que a Hungria seria campeã. A final era contra a Alemanha Ocidental, que já havia perdido para eles na primeira fase. Mas a história do jogo foi totalmente diferente. Mais do que contar, é melhor que vocês vejam, o que é para mim, o segundo maior jogo da história das Copas, atrás do Brasil e Uruguai de 1950.





Já o Brasil... bem, o Brasil deu vexame. Caiu nas quartas para a Hungria, o que na ocasião, era normal. O problema foi o que aconteceu depois do jogo. Houve briga generalizada, com uso de garrafas e ganhou o apelido de "A Batalha de Berna". Ficava criada a impressão que o Brasil tinha complexo de inferioridade aos adversários estrangeiros.


Veja como foi esse jogo Brasil e Hungria e ainda o filme oficial da Copa de 1954.




A sexta Copa: Suécia 1958



Em termos de organização, a Copa de 54 foi primorosa, e assim, a FIFA decidiu repetir os critérios e escolheu a Suécia para 1958.

E essa Copa foi cheia de surpresas. Nas eliminatórias, por exemplo, algumas seleções tradicionais ficaram pelo caminho, como as bicampeãs Itália e Uruguai.

O Brasil teve um período tumultuado, com quatro técnicos em quatro anos e uma perspectiva negativa para a Copa. Classificado após tomar um sufoco do Peru, o Brasil ganhou novo alento apenas no começo de 1958.

João Havelange, presidente da CBD (que na época comandava os esportes no Brasil) recebeu uma oferta de Paula Machado de Carvalho, então empresário: organizar um plano detalhado visando ganhar a Copa. Como Havelange era oriundo dos desportos aquáticos, ele aceitou a proposta e deu carta branca para Carvalho. Aí começou a história de sucesso do nosso futebol.

Primeiro, ele criou a comissão técnica da seleção com os melhores que conhecia e determinou que o técnico não teria poder absoluto, como em outras ocasiões. Até dentista teve nessa comissão, algo inédito na época.

Depois veio a montagem do time. Didi era o grande craque da época. Porém, dois jovens chamavam a atenção: Pelé e Garrincha.

Após todos os exames e com todos ok, o time estava pronto para ir a Suécia. A única falha da organização brasileira ocorreu na hora de passar a relação de inscritos para a FIFA. Os números de cada jogador não foram atribuídos e tivemos casos bisonhos, como o do goleiro Gilmar com o número 3. Por coincidência do destino, Pelé ficou com a 10 e Garrincha com a 11.

A Copa começou para nós com um 3 a 0 contra a Áustria, mas o empate de 0 a 0 com a Inglaterra colocou tudo em risco. Em uma reunião dos jogadores com a comissão técnica ficou decidido que haveria mudanças no time: Pelé e Garrincha, reservas, entrariam de titulares contra a União Soviética.

E logo nos primeiros minutos, Garrincha mostrou a que veio e carimbou a trave da lenda Lev Yashin. Foi só 2 a 0 para o Brasil.

Contra País de Gales, nas quartas, foi a vez de Pelé mostrar seu futebol e fazer o gol da vitória com uma linda puxada entre os brucutus galeses.

Na semifinal, o Brasil enfrentou a França, do então artilheiro da Copa Fontaine. O Brasil levou seu primeiro na Copa aos 9 minutos, do próprio Fontaine, mas antes tinha feito com Vavá. Mas três gols de Pelé mostraram quem realmente era o melhor e colocaram o Brasil na final, após oito anos.

Como deu para notar nos textos anteriores, o Brasil era muito supersticioso, e na final enfrentaria a Suécia, dona da casa, e que também jogava de amarelo. Um sorteio definiu que o Brasil teria que trocar de cor e o pavor já tomou conta. Mas uma genialidade de Paulo Machado de Carvalho, fez todo aceitarem a ideia de jogar de azul, a cor do manto de Nossa Senhora.

O pavor voltou a aparecer quando a Suécia abriu o placar da decisão com Liedholm. Didi, o mais experiente, pegou a bola e calmamente levou-a até o centro do campo. Foi decisivo esse gesto. Tranquilo, o Brasil reagiu com Vavá após cruzamento de Garrincha. Pelé com dois gols, Zagallo e Vavá com mais um decretaram o 5 a 2 ( a Suécia diminuiu ainda no segundo tempo) e acabavam de vez com o complexo de vira-latas. Brasil campeão do Mundo.






A sétima Copa: Chile 1962





O começo dos anos 60 marcaram o início do auge da Guerra Fria. No Brasil, a política andava conturbada e o golpe militar era muito cotado. Em 1956, a FIFA escolheu o Chile como sede da Copa de 1962, mas por pouco, não teve que trocar.

Em 1960, um terremoto atingiu o país e o deixaram devastado. Carlos Dittborn, presidente do Comitê Organizador tratou de acalmar a todos com a frase: "Porque nada temos, faremos tudo", garantindo que aquela seria a melhor Copa de todas. Pena que Dittborn morreu um mês antes de ver seu sonho pronto. E ele tinha razão, foi uma Copa bem organizada dentro das limitações do país.

Campeão em 1958, o Brasil seguiu a mesma receita para 1962. Os jogadores e a comissão técnica eram quase os mesmos. O Marechal da Vitória, Paulo Machado de Carvalho, apenas teve que trocar o técnico, já que Vicente Feola teve problemas de saúde., entrando Aymoré Moreira.

Na estreia, 2 a 0 no México, mas o que chamou a atenção foi a contusão de Pelé, que o afastaria da Copa. Sobrou então para Garrincha a tarefa de ser o principal jogador do time. E seu parceiro acabou sendo o substituto de Pelé: Amarildo.


Os dois jogavam no Botafogo e o entrosamento não era o problema. Após o 0 a 0 com a Tchecoslováquia, o Brasil esteve a um passo da eliminação, um passo de Nilton Santos.

Contra a Espanha, o jogo estava 1 a 0 para eles quando Nilton Santos fez um penalti em Collar. Só que o malandro zagueiro brasileiro, deu um passo a frente e saiu da área, enganando o juíz, que marcou a falta fora da área. Na cobrança, a Espanha fez um gol, anulado, por uma falta inexistente feita pelo ataque espanhol.



Passado o susto, o Brasil empatou e virou o jogo e foi firme ao título: 3 a 1 na Inglaterra, 4 a 2 no Chile e 3 a 1 na Tchecoslováquia. Brasil bicampeão.



Quiz da Copa

A pergunta de hoje é difícil. Será que você sabe essa?


Qual foi a primeira partida a ser transmitida ao vivo pela TV em uma Copa do Mundo?

Uma dica: falo não só dos jogos do Brasil. Já já a resposta.

Craques da Copa



Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas com 15 gols em três edições. Gerd Muller é o segundo, com 14 em duas Copas, mas até hoje, ninguém conseguiu fazer 13 gols ou mais em uma única Copa. Apenas Just Fontaine, em 1958, fez isso.

Nascido no Marrocos, Fontaine foi o primeiro super artilheiro do Mundo. Não era alto, nem muito habilidoso, mas era ágil e certeiro nos chutes. Aos 18 anos, foi artilheiro em seu primeiro clube e assim seguiu durante toda a carreira.

Em 1958, foi o primeiro a superar a marca de 10 gols em uma única Copa (Ademir, do Brasil, fez 9 em 50), marcar quatro gols em uma única partida e também de marcar em todos os jogos.

Apelidado de Justo, teve sua carreira interrompida precocemente em 1960. Fraturou num jogo do Francês a tíbia e o Perônio da perna direita e com uma recuperação mal feita, parou de jogar com 27 anos.


Em 58, foram necessários seis jogos para fazer 13 gols. Hoje, mesmo com 7, é difícil para qualquer um passar a marca de seis gols. Fontaine deve seguir por mais um bom tempo como o maior artilheiro de uma única Copa.
Veja aqui os 13 gols que ele marcou em 1958.


Agora voltando ao presente...

Vamos começar a conhecer as seleções que se classificaram para a Copa do Mundo?

Então, hoje vamos apresentar as equipes da Ásia: Coréia do Sul, Japão, Austrália e Irã.


 Coréia do Sul

Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)Guerreiros Taegeuk
AssociaçãoKorea Football Association (KFA) 
대한 축구 협회
Sub-confederaçãoEAFF ( Ásia Oriental )
ConfederaçãoAFC ( Ásia )
TreinadorHong Myung-Bo
Treinador Assist.Kim Tae-Young
CapitãoLee Chung-Yong
Mais JogosHong Myung-Bo (136)
Maior ArtilheiroCha Bum-Kun (55)
Código FIFAKOR
Ranking FIFA56 Aumentar(4)
Melhor posição no ranking da FIFA17 (Dezembro de 1998)
Menor Ranking FIFA61 (Fevereiro de 1996)
Elo classificação42
Melhor posição no ranking Elo15 (setembro 1980, Jun 2002)
Menor classificação Elo82 (agosto de 1967)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Coreia do Sul 5-3 México 
Londres , Inglaterra ; 02 de agosto de 1948)
Maior vitória
 Coréia do Sul 16-0 Nepal   
Incheon , Coreia do Sul , 29 de setembro de 2003)
Maior derrota
 Coreia do Sul 0-12 Suécia 
Londres , Inglaterra ; 05 de agosto de 1948)
Copa do mundo
Aparições9 ( primeira em 1954 )
Melhor resultado4 º Lugar, 2002
Asian Cup
Aparições12 ( primeira em 1956 )
Melhor resultadoCampeões, 1956 e 1960
CONCACAF Gold Cup
Aparições2 ( primeira em 2000 )
Melhor resultado4, 2002
Copa das Confederações
Aparições1 ( Primeira em 2001 )
Melhor resultadoPrimeira fase, 2001

대한민국
大韓民國
(Daehan-Minguk)

República da Coreia
Bandeira da Coreia do Sul
Armas Nacionais
BandeiraBrasão de armas
Lema: 널리 인간세상을 이롭게 하라 (홍익인간)
"Beneficiar todos os homens"
Hino nacionalAegukga
Gentílicosul-coreano

Localização do Coreia do Sul

Localização da Coreia do Sul.
South Korea (orthographic projection).svg
Localização da Coreia do Sul no globo mundial.
CapitalSeul
Cidade mais populosaSeul
Língua oficialCoreano
GovernoRepública presidencialista
 - PresidentePark Geun-hye
 - Primeiro-ministroJung Hong-won
 - Presidente da Assembleia NacionalKang Chang-hee
Independênciado Japão 
 - Declarada1 de março de 1919 
 - Governo provisório13 de abril de 1919 
 - Liberação15 de agosto de 1945 
 - Constituição17 de julho de 1948 
 - Governo proclamado15 de agosto de 1948 
Área
 - Total99 720 km² (108.º)
 - Água (%)0,3
 Fronteiracom a Coreia do Norte
População
48 636 068 hab. (26.º)
 - Densidade493 hab./km² (12.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 1,556 trilhão  (12.º)
 - Per capitaUS$ 31.753  (26.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 1,163 trilhão  (15.º)
 - Per capitaUS$ 23.749 (32.º)
IDH (2012)0,909 (12.º) – muito elevado
Gini (2007)31,3
MoedaWon (KRW)
Org. internacionaisONU (OMC)
Cód. ISOKR
Cód. Internet.kr
Cód. telef.+82

Mapa do Coreia do Sul

Desempenho na Copa do Mundo
AnoFasePosiçãoJVE*DGPGC
Uruguai 1930não disputou-------
Flag of Italy (1861-1946).svg 1934não disputou-------
França 1938não disputou-------
Brasil 1950não disputou-------
Suíça 1954Primeira fase16/162002016
Suécia 1958não disputou-------
Chile 1962não disputou-------
Inglaterra 1966Desistiu-------
México 1970não disputou-------
Alemanha 1974não disputou-------
Argentina 1978não disputou-------
Espanha 1982não disputou-------
México 1986Primeira fase20/24301247
Itália 1990Primeira fase22/24300316
Estados Unidos 1994Primeira fase20/24302145
França 1998Terceiro Lugar30/32301229
Coreia do SulJapão 2002Quarto Lugar4/32732286
Alemanha 2006Primeira fase17/32302123
África do Sul 2010Oitavas-de-final15/32411268
Brasil 2014Classificada
Total9/1926/762448192560



Começamos com a seleção asiática de maior tradição nas Copas. A Coréia do Sul é a que acumula mais participações (8 no total) e a que mais longe foi numa Copa (4º lugar em 2002). Atualmente, não é a mais forte do continente (Japão que sempre foi inferior, já o ultrapassou há anos e agora vem a Austrália para fazer o mesmo), mas mesmo assim tem uma escola forte.

Após o sucesso de Hiddink, em 2002, os coreanos apostaram em 2006 em outro holandês, Dick Advocaat, mas não deu certo, com isso, focaram em treinadores da casa para retomar o espaço perdido para Japão e Austrália, que apostam em técnicos estrangeiros.

Em campo, o time tem tido resultados médios. Além da classificação sem sustos para a oitava Copa seguida, o time conquistou o terceiro lugar na Copa da Ásia 2011, justamente ficando atrás de Japão e Austrália.

Campanha nas Eliminatórias

Terceira Fase - Grupo B
SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul136411144+10
Flag of Lebanon.svg Líbano1063121014–4
Flag of Kuwait.svg Kuwait8622289–1
Flag of the United Arab Emirates.svg Emirados Árabes Unidos36105914–5
KuweitLíbanoCoréia do SulEmirados Árabes Unidos
Kuweit -0-11-12-1
Líbano 2-2-2-13-1
Coréia do Sul 2-06-0-2-1
Emirados Árabes Unidos 2-34-20-2-
Quarta Fase - Grupo A
SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of Iran.svg Irã16851282+6
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul148422137+6
Flag of Uzbekistan.svg Uzbequistão148422116+5
Flag of Qatar.svg Qatar78215513–8
Flag of Lebanon.svg Líbano58125312–9
IrãLíbanoCatarCoréia do SulUzbequistão
Irã -4-00-01-00-1
Líbano 1-0-0-11-11-1
Catar 0-11-0-1-40-1
Coréia do Sul 0-13-02-1-1-0
Uzbequistão 0-11-05-12-2-


A Coréia na Copa

Korea Republic

O time está no grupo H, com Bélgica, Argélia e Rússia. Na teoria, é a terceira força da chave, mas um sucesso na estreia contra os russos, que não foram bem nas Copas que disputaram como independentes (1994 e 2002), pode dar um novo ânimo para o time. Não deve ir além das oitavas.

Jogos da Coréia



O Elenco

Park Ji Sung já não é mais o grande jogador da equipe, que não tem um grande nome em algum time forte, como foi Ji Sung. O de mais destaque é  Park Chu-Young, do Watford, da segunda divisão inglesa. 

#Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
1GKJung Sung-Ryong04 de janeiro de 1985 (29 anos)600Coréia do Sul Suwon Bluewings
21GKKim Seung-Gyu30 de setembro de 1990 (23 anos)50Coréia do Sul Ulsan Hyundai
23GKLee Bum-Young02 de abril de 1989 (25 anos)00Coréia do Sul Busan IPark
2DFKim Chang-Soo12 set 1985 (28 anos)80Japão Kashiwa Reysol
3DFYun Suk-Young13 fevereiro de 1990 (24 anos)30Inglaterra Queens Park Rangers
4DFKwak Tae-Hwi08 de julho de 1981 (32 anos)345Arábia Saudita Al-Hilal
5DFKim Young-Gwon27 fev 1990 (24 anos)201China Guangzhou Evergrande
6DFHwang Seok-Ho27 de junho de 1989 (24 anos)30Japão Sanfrecce Hiroshima
12DFLee Yong24 de dezembro de 1986 (27 anos)110Coréia do Sul Ulsan Hyundai
20DFHong Jeong-Ho12 de agosto de 1989 (24 anos)241Alemanha Augsburg
DFPark Joo-Ho16 de janeiro de 1987 (27 anos)130Alemanha Mainz 05
7MFKim Bo-Kyung06 de outubro de 1989 (24 anos)273País de Gales Cardiff City
8MFHa Dae-Sung02 de março de 1985 (29 anos)130China Beijing Guoan
13MFKoo Ja-Cheol27 de fevereiro de 1989 (25 anos)3612Alemanha Mainz 05
14MFHan Kook-Young19 de abril de 1990 (24 anos)90Japão Kashiwa Reysol
15MFParque Jong-Woo10 março de 1989 (25 anos)100China Guangzhou R & F
16MFKi Sung-Yueng24 de janeiro de 1989 (25 anos)575País de Gales Swansea City
17MFLee Chung-Yong02 de julho de 1988 (25 anos)546Inglaterra Bolton Wanderers
9FWSon Heung-Min08 de julho de 1992 (21 anos)246Alemanha Bayer Leverkusen
10FWPark Chu-Young10 de julho de 1985 (28 anos)6324Inglaterra Arsenal
11FWLee Keun-Ho11 de abril, 1985 (29 anos)6318Coréia do Sul Sangju Sangmu
18FWKim Shin-Wook14 de abril de 1988 (26 anos)273Coréia do Sul Ulsan Hyundai
19FWJi Dong-Won28 de maio de 1991 (23 anos)278Alemanha Borussia Dortmund

O técnico


Hong Myung-Bo.jpg
Jogador que mais atuou com a camisa da seleção (136), Myung Bo Hong treina o time desde 2013. Além de classificar o time para o Mundial, Hong tem como tarefa devolver ao time o futebol vistoso visto em 2002. Até agora, em 14 jogos, perdeu metade, venceu quatro e empatou três.














Iran Irã

Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)تیم ملی ( Equipe Melli - A Seleção)شیران ایران ( Shirane Irã - O Lions iraniano) [ 1 [ 2 ] شاهزادگان پارسی (Shahzadehgane Parsi - Os Príncipes da Pérsia) [ 3 [ 4 [ 5 ]

AssociaçãoFederação de Futebol do Irã (FFIRI) 
فدراسیون فوتبال ایران
ConfederaçãoAFC (Ásia)
TreinadorCarlos Queiroz [ 6 ] [ 7 ]
CapitãoJavad Nekounam
Mais JogosAli Daei (149)
ArtilheiroAli Daei (109)
Início estádioAzadi Stadium
Código FIFAIRN
Ranking FIFA37 Aumentar5
Melhor posição no ranking da FIFA15 (Julho de 2005)
Menor Ranking FIFA122 (Maio de 1996)
Elo classificação29
Melhor posição no ranking Elo15 (Maio de 2005)
Menor classificação Elo73 (Janeiro 1964)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
não-FIFA
Afeganistão Afeganistão 0-0 Irã Irã
( Kabul , Afeganistão ; 25 de agosto de 1941) 

FIFA
 Turquia 6-1 Irã  Irã
( Istambul , Turquia ; 28 de maio de 1950)
Maior vitória
IrãIrã 19-0 Guam 
Tabriz , Irã , 24 novembro de 2000 )
Maior derrota
 Coreia do Sul 5-0 Irã Irã 
(Tóquio, Japão; 28 de maio de 1958)
 Turquia 6-1 Irã Irã
( Istambul , Turquia ; 28 de maio de 1950 )
Copa do mundo
Aparições4 ( primeira em 1978 )
Melhor resultadoPrimeira Fase, 1978 , 1998 , 2006
Copa Asiática de Seleções
Aparições12 ( primeira em 1968 )
Melhor resultadoVencedores; 1968 , 1972 , 1976
جمهوری اسلامی ایران
(Jomhuri-ye Eslami-ye Iran)

República Islâmica do Irão / Irã
Bandeira do Irão / Irã
Emblema
BandeiraBrasão de armas
LemaEsteqlāl, āzādī, jomhūrī-ye eslāmī
(Persa: "Independência, Liberdade, (a) República Islâmica")
Hino nacionalSoroud-e Melli-e Jomhouri-e Eslami-e Iran
Gentílico: Iraniano

Localização do Irão / Irã
CapitalTeerão (Teerã)
35°41'N 51°25'E
Cidade mais populosaTeerão (Teerã)
Língua oficialPersa (parse ou pársi)
GovernoRepública Islâmica
 - Líder SupremoAli Khamenei
 - PresidenteHassan Rouhani
 - Vice-presidenteEshaq Jahangiri
 - Presidente do ParlamentoAli Larijani
 - Presidente do Supremo Tribunal de JustiçaSadeq Larijani
Revolução Iraniana
 - Fim da monarquia11 de Fevereiro de 1979 
Área
 - Total1 648 195 km² (18.º)
 - Água (%)0,7%
 FronteiraTurcomenistão,AfeganistãoPaquistão,IraqueTurquiaAzerbaijãoArménia
População
 - Censo 201275 149 669 hab. 
 - Densidade42 hab./km² (158.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2012
 - TotalUS$ 988,437 bilhões(17.º)
 - Per capitaUS$ 12 986  (75.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2012
 - TotalUS$ 548,590 bilhões (21.º)
 - Per capitaUS$ 7 207  (76.º)
IDH (2012)0,742 (76.º) – elevado
Gini (2010)0,38
MoedaRial iraniano (IRR)
Fuso horário(UTC+3:30)
Cód. Internet.ir
Cód. telef.+98

Mapa do Irão / Irã
Desempenho na Copa do Mundo
AnoFasePosiçãoJVE*DGPGC
Uruguai 1930não se inscreveu-------
Flag of Italy (1861-1946).svg 1934não se inscreveu-------
França 1938não se inscreveu-------
Brasil 1950não se inscreveu-------
Suíça 1954não se inscreveu-------
Suécia 1958não se inscreveu-------
Chile 1962não se inscreveu-------
Inglaterra 1966não se inscreveu-------
México 1970não se inscreveu-------
Alemanha 1974não se classificou-------
Argentina 1978Primeira Fase14/16301228
Espanha 1982retirou-------
México 1986desclassificado-------
Itália 1990Não se classificou-------
Estados Unidos 1994Não se classificou-------
França 1998Primeira Fase20/32310224
Coreia do SulJapão 2002não se classificou--´-----
Alemanha 2006Primeira Fase25/32301226
África do Sul 2010não se classificou-------
Brasil 2014Classificada
Total3/1953/769126618


Começamos com a seleção asiática de maior tradição nas Copas. A Coréia do Sul é a que acumula mais participações (8 no total) e a que mais longe foi numa Copa (4º lugar em 2002). Atualmente, não é a mais forte do continente (Japão que sempre foi inferior, já o ultrapassou há anos e agora vem a Austrália para fazer o mesmo), mas mesmo assim tem uma escola forte.

Após o sucesso de Hiddink, em 2002, os coreanos apostaram em 2006 em outro holandês, Dick Advocaat, mas não deu certo, com isso, focaram em treinadores da casa para retomar o espaço perdido para Japão e Austrália, que apostam em técnicos estrangeiros.

Em campo, o time tem tido resultados médios. Além da classificação sem sustos para a oitava Copa seguida, o time conquistou o terceiro lugar na Copa da Ásia 2011, justamente ficando atrás de Japão e Austrália.

Campanha nas Eliminatórias

Segunda Fase
Irã Flag of Iran.svg5–0Flag of Maldives.svg Maldivas4–01–0
Terceira Fase - Grupo E
SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of Iran.svg Irã126330175+12
Flag of Qatar.svg Qatar106240105+5
Flag of Bahrain.svg Bahrein96231137+6
Flag of Indonesia.svg Indonésia06006326–23
BahrainIndonésiaIrãCatar
Bahrain -10-01-10-0
Indonésia 0-2-1-42-3
Irã 6-03-0-2-2
Catar 0-04-01-1-

Quarta Fase - Grupo A
SeleçãoPtsJVEDGPGCSG
Flag of Iran.svg Irã16851282+6
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul148422137+6
Flag of Uzbekistan.svg Uzbequistão148422116+5
Flag of Qatar.svg Qatar78215513–8
Flag of Lebanon.svg Líbano58125312–9
IrãLíbanoCatarCoréia do SulUzbequistão
Irã -4-00-01-00-1
Líbano 1-0-0-11-11-1
Catar 0-11-0-1-40-1
Coréia do Sul 0-13-02-1-1-0
Uzbequistão 0-11-05-12-2-
 O Irã na Copa

Irã

O time está no grupo H, com Bélgica, Argélia e Rússia. Na teoria, é a terceira força da chave, mas um sucesso na estreia contra os russos, que não foram bem nas Copas que disputaram como independentes (1994 e 2002), pode dar um novo ânimo para o time. Não deve ir além das oitavas.

Jogos do Irã


O Elenco

A estrela do time é Reza Ghoochannejhad, porém vale ficar de olho em Javad Nekounam e Ashkan Dejagah. 

#Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
GKRahman Ahmadi30 de julho de 1980 (33 anos)110Irã Sepahan
GKAlireza Haghighi02 de maio de 1988 (26 anos)50Portugal Sporting Covilhã
GKDaniel Davari6 de janeiro de 1988 (26 anos)30Suíça Grasshopper Club Zürich
GKSosha Makani18 nov 1986 (27 anos)20Irã Foolad
GKAlireza Beiranvand22 de setembro de 1992 (21 anos)00Irã Naft Tehran
DFJalal Hosseini03 de fevereiro de 1982 (32 anos)846Irã Persepolis
DFEhsan Hajsafi25 de fevereiro de 1990 (24 anos)602Irã Sepahan
DFKhosro Heydari14 de setembro de 1983 (30 anos)480Irã Esteghlal
DFPejman Montazeri06 de setembro de 1983 (30 anos)221Catar Umm Salal-
DFHossein Mahini16 de setembro de 1986 (27 anos)200Irã Persepolis
DFMehrdad Pooladi26 fevereiro de 1987 (27 anos)190Irã Persepolis
DFHashem Beikzadeh22 de janeiro de 1984 (30 anos)171Irã Esteghlal
DFAmir Hossein Sadeghi06 de setembro de 1981 (32 anos)161Irã Esteghlal
DFMohammad Reza Khanzadeh20 janeiro de 1992 (22 anos)60Irã Zob Ahan
DFAhmad Alenemeh20 de outubro de 1982 (31 anos)51Irã Naft Tehran
DFSteven Beitashour1 de fevereiro de 1987 (27 anos)50Canadá Vancouver Whitecaps
MFJavad Nekounam (Capitão)07 de setembro de 1980 (33 anos)13837Kuweit Al-Kuwait
MFAndranik Teymourian6 de março, 1983 (31 anos)788Irã Esteghlal
MFMohammad Reza Khalatbari14 de setembro de 1983 (30 anos)595Irã Persepolis
MFMasoud Shojaei9 de junho de 1984 (29 anos)495Espanha Las Palmas
MFGhasem Haddadifar12 de julho de 1983 (30 anos)150Irã Zob Ahan
MFAshkan Dejagah05 de junho de 1986 (27 anos)124Inglaterra Fulham
MFAlireza Jahanbakhsh08 de outubro de 1993 (20 anos)61Holanda NEC
MFReza Haghighi31 de janeiro de 1989 (25 anos)60Irã Persepolis
MFBakhtiar Rahmani22 de novembro de 1991 (22 anos)30Irã Foolad
FWKarim Ansarifard03 de abril de 1990 (24 anos)408Irã Tractor Sazi
FWReza Ghoochannejhad20 de setembro de 1987 (26 anos)129Inglaterra Charlton Athletic
FWReza Norouzi21 set 1982 (31 anos)60Irã Naft Tehran
FWSardar Azmoun01 de janeiro de 1995 (19 anos)10Rússia Rubin Kazan
FWMehdi Sharifi16 de agosto de 1992 (21 anos)10Irã Sepahan







O técnico




Treinador de Portugal em 2010 e por muito tempo assistente de Ferguson no Manchester United, Carlos Queiróz assumiu o Irã em 2011 e em dois anos e meio levou o time a Copa, repetindo o que fez com Portugal e com a África do Sul em 2002.


 Japão
Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)サムライ·ブルー
(Samurai Blue)
(Zac Japão)
Associação日本サッカー協会
Japan Football Association )
Sub-confederaçãoEAFF (East Asia)
ConfederaçãoAFC (Ásia)
TreinadorAlberto Zaccheroni
CapitãoMakoto Hasebe
Mais JogosYasuhito Endō (141)
ArtilheiroKunishige Kamamoto (80)
Início estádioSaitama Stadium 2002
Código FIFAJPN
Ranking FIFA47 Aumentar1
Melhor posição no ranking da FIFA(Fevereiro de 1998)
Menor Ranking FIFA66 (Dezembro de 1992)
Elo classificação25
Melhor posição no ranking Elo(agosto de 2001, Março de 2002)
Menor classificação Elo112 (Setembro de 1962)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Japão 0-5 China República da China (1912-1949)
Tóquio , 09 de maio de 1917)
Maior vitória
 Japão 15-0 Filipinas 
(Tóquio, 27 set 1967)
Maior derrota
 Japão 2-15 Filipinas 
(Tóquio, 10 mai 1917)
Copa do mundo
Aparições5 ( primeira em 1998 )
Melhor resultadoRound of 16, 2002 , 2010
Asian Cup
Aparições7 ( primeira em 1988 )
Melhor resultadoCampeões, 1992 , 2000 ,2004 , 2011
Copa América
Aparições1 ( Primeira em 1999 )
Melhor resultado1 Fase, 1999
Copa das Confederações
Aparições4 ( primeira em 1995 )
Melhor resultadoVice-campeão, 2001
日本国 (shinjitai)
日本國 (kyujitai)
Nippon-koku ou Nihon-koku

Japão
Flag of Japan.svg
Japanese Imperial Seal.svg
BandeiraSelo Imperial
Gentílico: Japonês (a), japonense;
japônico (a), japónico (a), nipônico (a) e nipónico (a).

Localização do Japão

Localização do Japão.
Japan on the globe (claimed) (Japan centered).svg
Localização do Japão no globo mundial.
CapitalTóquio
35°41′N 139°46′E
Língua oficialJaponês
GovernoMonarquia constitucional
 - ImperadorAkihito
 - Primeiro-ministroShinzō Abe
Fundação Nacional11 de fevereiro660 a.C. 
 - Constituição Meiji29 de novembro de 1890 
 - Constituição do Japão3 de maio de 1947 
 - Tratado de S. Francisco28 de abril de 1952 
Área
 - Total377 873 km² (62.º)
 - Água (%)0,8
População
 - Estimativa de 2007127 433 494 hab. (10.º)
 - Censo 2004127 033 002 hab. 
 - Densidade337 hab./km² (30.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 4,396 trilhões  (4.º)
 - Per capitaUS$ 34 362 (25.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 5,855 trilhões  (3.º)
 - Per capitaUS$ 45 774  (18.º)
IDH (2012)0,912 (10.º) – muito elevado
Gini (2008)37,6 (2008)
MoedaIene (¥ / 円) (JPY)
Fuso horário+9
Cód. ISOJPN
Cód. Internet.jp
Cód. telef.+81
Website governamentalwww.kantei.go.jp

Mapa do Japão

Desempenho em CopasCampanha das Eliminatórias
AnoResultadoPosiçãoJVEDGPGCJVEDGPGC
Uruguai 1930Não entrou------
Itália 1934------
França 1938Retirou------
Brasil 1950Banido------
Suíça 1954Não se qualificou201137
Suécia 1958Não entrou------
Chile 1962Não se qualificou200214
Inglaterra 1966Não entrou------
México 1970Não se qualificou402248
Alemanha Ocidental 1974410354
Argentina 1978401305
Espanha 1982420242
México 19868512155
Itália 1990623173
Estados Unidos 199413931356
França 1998Fase de Grupos31/32300314159515112
Coréia do SulJapão 2002Oitavas9/32421153------
Alemanha 2006Fase de Grupos28/32301227121101255
África do Sul 2010Oitavas9/3242114214842239
Brasil 2014Qualificado-14833308
















Total4/1932/76144371216

Começamos com a seleção asiática de maior tradição nas Copas. A Coréia do Sul é a que acumula mais participações (8 no total) e a que mais longe foi numa Copa (4º lugar em 2002). Atualmente, não é a mais forte do continente (Japão que sempre foi inferior, já o ultrapassou há anos e agora vem a Austrália para fazer o mesmo), mas mesmo assim tem uma escola forte.

Após o sucesso de Hiddink, em 2002, os coreanos apostaram em 2006 em outro holandês, Dick Advocaat, mas não deu certo, com isso, focaram em treinadores da casa para retomar o espaço perdido para Japão e Austrália, que apostam em técnicos estrangeiros.

Em campo, o time tem tido resultados médios. Além da classificação sem sustos para a oitava Copa seguida, o time conquistou o terceiro lugar na Copa da Ásia 2011, justamente ficando atrás de Japão e Austrália.

Campanha nas Eliminatórias

Terceira Fase - Grupo C
Equipe
JVEDGPGCSGPts
 Uzbequistão651081716
 Japão6312143+1110
 Coréia do Norte621334-17
 Tadjiquistão6015118-171
JapãoCoréia do NorteTadjiquistãoUzbequistão
Japão -1-08-00-1
Coréia do Norte 1-0-1-00-1
Tadjiquistão 0-41-1-0-1
Uzbequistão 1-11-03-0-

Terceira Fase - Grupo B

Equipe
JVEDGPGCSGPts
 Japão8521165+1117
 Austrália8341127513
 Jordânia8314716-910
 Oman8233710-39
 Iraque812548-45
AustráliaIraqueJapãoJordâniaOman
Austrália -1-01-14-02-2
Iraque 1-2-0-11-01-1
Japão 1-11-0-6-03-0
Jordânia 2-11-12-1-1-0
Oman 0-01-01-22-1-

O Japão na Copa

Japão


O time está no grupo H, com Bélgica, Argélia e Rússia. Na teoria, é a terceira força da chave, mas um sucesso na estreia contra os russos, que não foram bem nas Copas que disputaram como independentes (1994 e 2002), pode dar um novo ânimo para o time. Não deve ir além das oitavas.

Jogos do Japão






































Elenco


O time está no grupo H, com Bélgica, Argélia e Rússia. Na teoria, é a terceira força da chave, mas um sucesso na estreia contra os russos, que não foram bem nas Copas que disputaram como independentes (1994 e 2002), pode dar um novo ânimo para o time. Não deve ir além das oitavas.


#Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
1GKEiji Kawashima20 de março de 1983 (31 anos)550Bélgica Standard Liège
12GKShusaku Nishikawa18 de junho de 1986 (27 anos)120Japão Urawa Red Diamonds
23GKShuichi Gonda3 de março de 1989 (25 anos)20Japão FC Tokyo
2DFAtsuto Uchida27 março, 1988 (26 anos)662Alemanha Schalke 04
3DFGotoku Sakai14 mar, 1991 (23 anos)120Alemanha Stuttgart
5DFYūto Nagatomo12 set 1986 (27 anos)683Itália Internazionale
6DFMasato Morishige21 maio de 1987 (27 anos)81Japão FC Tokyo
15DFYasuyuki Konno25 de janeiro de 1983 (31 anos)791Japão Gamba Osaka
19DFMasahiko Inoha28 de agosto de 1985 (28 anos)211Japão Júbilo Iwata
21DFHiroki Sakai12 de abril de 1990 (24 anos)160Alemanha Hannover 96
22DFMaya Yoshida24 de agosto de 1988 (25 anos)392Inglaterra Southampton
4MFKeisuke Honda13 de junho de 1986 (27 anos)5420Itália Milan
7MFYasuhito Endō28 de janeiro de 1980 (34 anos)14212Japão Gamba Osaka
8MFHiroshi Kiyotake12 nov 1989 (24 anos)251Alemanha Nürnberg
10MFShinji Kagawa17 mar 1989 (25 anos)5517Inglaterra Manchester United
14MFToshihiro Aoyama22 de fevereiro de 1986 (28 anos)40Japão Sanfrecce Hiroshima
16MFHotaru Yamaguchi06 de outubro de 1990 (23 anos)100Japão Cerezo Osaka
17MFMakoto Hasebe18 de janeiro de 1984 (30 anos)782Alemanha Nürnberg
9FWShinji Okazaki16 de abril de 1986 (28 anos)7438Alemanha Mainz 05
11FWYoichiro Kakitani03 de janeiro de 1990 (24 anos)104Japão Cerezo Osaka
13FWYoshito Ōkubo09 junho de 1982 (31 anos)555Japão Kawasaki Frontale
18FWYuya Osako18 mai 1990 (24 anos)73Alemanha 1860 München
20FWManabu Saito04 de abril de 1990 (24 anos)41Japão Yokohama F. Marinos

O Técnico


Alberto Zaccheroni.jpg
O time está no grupo H, com Bélgica, Argélia e Rússia. Na teoria, é a terceira força da chave, mas um sucesso na estreia contra os russos, que não foram bem nas Copas que disputaram como independentes (1994 e 2002), pode dar um novo ânimo para o time. Não deve ir além das oitavas.















 Austrália


Camisa emblema da crista / Associação
Apelido (s)Socceroos
AssociaçãoFederação Australiana de Futebol
Sub-confederaçãoAFF (Sudeste Asiático)
ConfederaçãoAFC (Ásia)
TreinadorAnge Postecoglou
CapitãoMile Jedinak
Mais JogosMark Schwarzer (109)
ArtilheiroTim Cahill (31)
Código FIFAAUS
Ranking FIFA59 Aumentar4
Melhor posição no ranking da FIFA14 (Setembro de 2009)
Menor Ranking FIFA92 (Junho de 2000)
Elo classificação32
Melhor posição no ranking Elo(Novembro de 2001)
Menor classificação Elo75 (Novembro de 1965)
Uniforme 1
Uniforme 2
Primeiro jogo internacional
 Nova Zelândia por 3-1 Austrália 
Dunedin , Nova Zelândia , 17 de junho de 1922)
Maior vitória
 Austrália 31-0 Samoa Americana 
Coffs Harbour , Austrália, 11 Abril de 2001)(Recorde Mundial para jogos internacionais) [ 1 ]
Maior derrota
 Austrália 0-8 África do Sul 
Adelaide , Austrália, 17 de setembro de 1955)
Copa do mundo
Aparições4 ( primeira em 1974 )
Melhor resultadoOitavas de Final, 2006
Asian Cup
Aparições2 ( primeiro em 2007 )
Melhor resultadoVice-Campeões, 2011
OFC Nations Cup
Aparições6 ( primeira em 1980 )
Melhor resultadoCampeões, 1980 ,1996 , 2000 , 2004
Copa das Confederações
Aparições3 ( primeiro em 1997 )
Melhor resultadoVice-Campeões, 1997


Commonwealth of Australia
Comunidade da Austrália
Bandeira da Austrália
Brasão de Armas da Austrália
BandeiraBrasão de armas
Lema: não tem
(antigamente: Advance Australia)
Hino nacionalAdvance Australia Fair
Gentílicoaustraliano(a)

Localização da Austrália

Localização da Austrália em vermelho escuro; oTerritório Antártico Australiano, reivindicado pelo país, em vermelho claro.
Australian external territories.png
Territórios ultramarinos da Austrália
CapitalCamberra
35°18'S 149°08'E
Cidade mais populosaSydney
Língua oficialInglês (de facto)
GovernoMonarquia constitucional edemocracia federalparlamentar
 - MonarcaIsabel II
 - Governador-geralPeter Cosgrove
 - Primeiro-ministroTony Abbott
 - Presidente do Supremo TribunalRobert French
Independênciado Reino Unido 
 - Constituição1 de janeiro de 1901 
 - Estatuto de Westminster11 de dezembro de 1931 
 - Acto de adopção do Estatuto de Westminster9 de outubro de 1942(efectivamente em 3 de Setembro de 1939
 - Acto da Austrália3 de março de 1986 
Área
 - Total7 692 024 km² (6.º)
 - Água (%)1
População
 - Estimativa de 201323 554 284 hab. (53.º)
 - Censo 200619 855 288 hab. 
 - Densidade2,96 hab./km² (235.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 918,978 bilhões (18.º)
 - Per capitaUS$ 40 836  (12.º)
PIB (nominal)Estimativa de 2011
 - TotalUS$ 1,507 trilhão (13.º)
 - Per capitaUS$ 66 983  (5.º)
IDH (2012)0,938 (2.º) – muito elevado
Gini30,5
MoedaDólar australiano (AUD)
Fuso horáriovários (UTC+8 a +10,5)
 - Verão (DST)vários (UTC+9 a +11,5)
ClimaOceânicoárido etropical
Org. internacionaisOCDEONU,CommonwealthAPEC
Cód. ISOAUS
Cód. Internet.au
Cód. telef.+61
Website governamentalwww.australia.gov.au

Mapa da Austrália


Desempenho Copa do Mundo FIFAEliminatórias
AnoResultadoPosiçãoJVEDGPGCJVEDGPGC
Uruguai 1930Não participou------
Itália 1934------
França 1938------
Brasil 1950------
Suíça 1954------
Suécia 1958------
Chile 1962------
Inglaterra 1966Não se qualificou200229
México 19709351128
Alemanha Ocidental 1974Fase de grupos14/16301205115512110
Argentina 1978Não se qualificou126242011
Espanha 19828422229
México 19868431204
Itália 19906222117
Estados Unidos 199410712217
França 19988620345
Coréia do Sul Japão 20028701734
Alemanha 2006Oitavas16/324112569711315
África do Sul 2010Fase de grupos21/3231113614932194
Brasil 2014Qualificado148422512
Rússia 2018A ser determinado
Catar 2022
Total4/2044/761023581711968302131195
http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/13168506.jpeg
A seleção australiana durante muitos anos era amadora. Apenas em 74 conseguiu ir a sua primeira Copa, mas depois, sempre esbarrou na repescagem. Em 2006, a sina foi quebrada, bem na época que o futebol local entrava no profissionalismo. A seleção evoluiu e trocou de confederação, passando da Oceânia para a 
Ásia. O grande salto comprovou o crescimento do país, que mesmo numa eliminatória mais forte, nunca mais ficou fora de uma Copa.

Campanha na eliminatórias

Terceira Fase

Grupo D

Equipe
JVEDGPGCSGPts
 Austrália6501135815
 Omã622236-38
 Arábia Saudita613267-16
 Tailândia611448-44
AustráliaOmanArábia SauditaTailândia
Austrália -3-04-22-1
Omã 1-0-0-02-0
Arábia Saudita 1-30-0-3-0
Tailândia 0-13-00-0-
Quarta Fase

Grupo B

Equipe
JVEDGPGCSGPts
 Japão8521165+1117
 Austrália8341127513
 Jordânia8314716-910
 Omã8233710-39
 Iraque812548-45
AustráliaIraqueJapãoJordâniaOman
Austrália -1-01-14-02-2
Iraque 1-2-0-11-01-1
Japão 1-11-0-6-03-0
Jordânia 2-11-12-1-1-0
Omã 0-01-01-22-1-
A Austrália na Copa

Australia

O time está no Grupo B, com Espanha, Holanda e Chile. É considerado o pior time do grupo.

Os Jogos



O Elenco
Mudou um pouco em relação ao último mundial. Os destaques dos socceroos são o atacante Tim Cahill, veterano em Copas, e Joshua Kennedy. Eles são os artilheiros do time.
#Pos.JogadorData de nascimento (idade)JogosGolsClube
1GKMathew Ryan08 de abril de 1992 (22 anos)60Bélgica Club Brugge
12GKMitchell Langerak22 de agosto de 1988 (25 anos)30Alemanha Borussia Dortmund
18GKEugene Galeković12 de junho de 1981 (32 anos)80Austrália Adelaide United
28GKMark Birighitti17 abril de 1991 (23 anos)10Austrália Newcastle Jets
2DFIvan Franjić10 de setembro de 1987 (26 anos)80Austrália Brisbane Roar
3DFJason Davidson29 de junho de 1991 (22 anos)60Holanda Heracles Almelo
6DFMatthew Spiranovic27 junho de 1988 (25 anos)170Austrália Western Sydney Wanderers
8DFLuke Wilkshire01 de outubro de 1981 (32 anos)808Rússia Dynamo Moscow
19DFRyan McGowan15 de agosto de 1989 (24 anos)90China Shandong Luneng Taishan
22DFAlex Wilkinson13 de agosto de 1984 (29 anos)20Coréia do Sul Jeonbuk Hyundai Motors
29DFBailey Wright28 de julho de 1992 (21 anos)00Inglaterra Preston North End
5MFMark Milligan4 de agosto de 1985 (28 anos)282Austrália Melbourne Victory
10MFTom Rogić16 de dezembro de 1992 (21 anos)90Escócia Celta
11MFTommy Oar10 de dezembro de 1991 (22 anos)141Holanda Utrecht
14MFJames Troisi03 de julho de 1988 (25 anos)101Itália Atalanta
15MFMile Jedinak capitão )03 de agosto de 1984 (29 anos)434Inglaterra Crystal Palace
16MFJames Holland15 de maio de 1989 (25 anos)130Áustria Austria Wien
17MFMatt McKay11 de janeiro de 1983 (31 anos)461Austrália Brisbane Roar
20MFDario Vidošić8 de abril de 1987 (27 anos)222Suíça Sion
21MFMassimo Luongo25 de setembro de 1992 (21 anos)10Inglaterra Swindon Town
23MFMark Bresciano vice-capitão )11 de fevereiro de 1980 (34 anos)7313Catar Al-Gharafa
26MFBen Halloran14 de junho de 1992 (21 anos)10Alemanha Fortuna Düsseldorf
30MFOliver Bozanic08 de janeiro de 1989 (25 anos)30Suíça Luzern
4FWTim Cahill vice-capitão )06 de dezembro de 1979 (34 anos)6832Estados Unidos Nova Iorque Red Bulls
7FWMathew Leckie4 de fevereiro de 1991 (23 anos)71Alemanha FSV Frankfurt
9FWJoshua Kennedy20 agosto de 1982 (31 anos)3617Japão Nagoya Grampus
24FWAdam Taggart02 de junho de 1993 (20 anos)43Austrália Newcastle Jets

O técnico
Ange Postecoglou é grego naturalizado australiano. Após duas Copas, os socceroos voltam a ser dirigidos por um técnico local. Os principais trabalhos de Postecoglu são o título da Oceânia em 1999 com o South Melbourne e dois títulos da Liga Australiana com o Brisbane Roar. Ele assumiu em 2013 e vai para a sua primeira Copa.

Quiz da Copa

Chegou a hora de conferir a resposta


Qual foi a primeira partida a ser transmitida ao vivo pela TV em uma Copa do Mundo?

Bem, a primeira Copa a ser transmitida ao vivo foi a de 1954, na Suíça e apenas oito países tiveram o privilégio de vê-la ao vivo: Inglaterra, Alemanha, Itália, Dinamarca, França, Holanda, Bélgica e a Suíça.

Dez jogos daquele mundial foram transmitidos e a primeira partida foi Iugoslávia 1 x 0 França, em 16 de Junho. Por causa das transmissões, os jogadores passaram a ter numeros na Camisa para facilitar a identificação.


O Brasil só teve a oportunidade de ver uma Copa ao vivo em 1970, no México.


Você sabia?

Aproveitando a onda das transmissões, você sabia que na primeira Copa do Mundo transmitida ao vivo pela TV para o Brasil, quatro narradores se revezavam durante a transmissão?

Naquele ano, as principais emissoras do Brasil formaram um "pool" e compraram os direitos de transmissão. Como havia apenas uma linha de satélite para cá, as emissoras teriam que compartilhar o mesmo sinal de áudio. Para ficar justo, decidiu-se que cada emissora utilizaria seu narrador e seu comentarista por um período igual durante os jogos.

Assim, Oduvaldo Cozzi e Walter Abrahão (da Tupi), Geraldo José de Almeida (Globo) e Fernando Solera (Record e Bandeirantes) dividiam os jogos. Os comentaristas foram Rui Porto, João Saldanha e Leônidas da Silva.

Coube a Solera narrar os instantes finais daquela Copa.


Nossa primeira voz em Copas do Mundo foi de Gagliano Neto, em 1938, ainda pelo rádio. Na tragédia de 1950, a voz que ficou marcada foi a de Antônio Cordeiro.

Já em 1958, a narração do primeiro título foi dupla, de Jorge Cury e Oswaldo Moreira, pela Rádio Nacional.

Em 1962, Oduvaldo Cozzi, também pela Rádio Nacional, teve seu nome registrado.

A partir de 70, os narradores mais marcantes foram na TV. Em 1974 e 1978 Luiz Noriega fez as narrações dos jogos do Brasil. Em 1982, Luciano do Valle comandou as narrações dos jogos do Brasil na Espanha.

Já a partir de 1986, com os direitos de transmissão não sendo mais exclusivos, tivemos vários nomes, porém os mais marcantes são os da Globo.

Em 1986, Osmar Santos migrou do rádio para a TV, especialmente para a Copa. E de 1990 em diante, o posto foi de Galvão Bueno. Em outras emissoras tivemos Silvio Luiz, Osmar de Oliveira, Paulo Stein, o próprio Luciano do Valle, na Band, entre outros locutores.

Também surgiu nos anos 90 a TV a cabo, com muitos nomes que vemos atualmente no ar: Luiz Carlos Jr., Milton Leite, Paulo Soares e Eduardo Vaz.


Em 2014, Galvão deve se aposentar e quem ficará com a vaga de principal locutor da Globo e do Brasil para as próximas Copas? Cléber Machado? Luis Roberto? Outro? Independente do seu preferido, sempre é emocionante ouvir uma narração.

Aqui está a minha narração marcante, do Galvão Bueno, no Brasil x Holanda de 1994.



Para fechar a edição de hoje, vamos conhecer a nossa capital federal, Brasília e o que ela tem de bom para nós nessa Copa do Mundo.



Capital do Brasil, Brasília foi construída nos anos 50 por Juscelino Kubstchek justamente com essa intenção. Com uma  tem uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes, é famosa aqui entre nós por ser "a casa dos políticos".

Mas Brasília tem muitas coisas boas para serem vistas. Além do Palácio do Planalto, do Congresso e da Esplanada dos Ministérios, se destacam como ponto turísticos o Lago Paranoá, a Catedral de Brasília e o Memorial JK.

Cidade plana, vale a pena aproveitar também esse relevo para admirirar mais obras arquitetônicas de Oscar Niemayer.


Para receber a Copa, o antigo estádio Mané Garrincha foi demolido e em seu lugar ergueram o Estádio Nacional Mané Garrincha. Ele é muito bonito, mas caro demais.  Foram gastos 1,4 bilhão de reais na obra (o mais caro da Copa), para 72 mil pessoas.

O problema é que, neste caso, foram gastos muito dinheiro para poucos jogos. Não na Copa, que vai receber sete partidas, mas no futuro. Atualmente Brasília não tem nenhum time nas três primeiras divisões do campeonato nacional e o estadual do DF tem média muito baixa.

Com isso, o atrativo é convidar equipes grandes de SP e RJ para jogar por lá, como foi no último Brasileirão.





Quer saber mais sobre o Mané Garrincha e Brasília? Seguem alguns sites de referências para vocês consultarem.


Infográfico do Estadão
Página oficial no site da FIFA
Página do Governo sobre a Copa
Site da administração regional de Brasília
Site Oficial do Estádio Nacional

***

Chegamos ao final de mais um passeio pela história das Copa. Semana que vem tem mais. Não percam! Abraços.

0 comentários: