quarta-feira, setembro 30, 2009 | | By: Luis Ventura

Que vença o melhor!



Nessa sexta será anunciada em Copenhagen, na Dinamarca a sede dos jogos Olímpicos de 2016.
Tóquio ( que recebeu os jogos em 1964), Madri, Chicago e Rio de Janeiro estão na disputa.
Porém segundo notícias que saem na mídia, parece que a disputa é só entre Chicago e Rio de Janeiro, ou melhor, entre Obama e Lula.
Nessa disputa, podemos dizer que o Brasil está em vantagem pois Lula já vem fazendo campanha pelo Rio faz meses, enquanto Obama foi convocado de última hora. Mas na questão econômica podemos dizer que o Rio leva vantagem pois os EUA ainda atravessam uma crise e seu povo é mais "letrado" socialmente a ponto de questionar certos investimentos, tanto que Chicago tem, entre todas as candidatas, o menor apoio popular local. Enquanto o Brasil, atravessou bem a "marolinha" e irá investir milhões na Copa de 2014 e por que não também nas Olímpiadas de 2016. E quanto a apoio popular, isso não falta ao Brasil, pois olímpiadas para nós seria um luxo.

Mas a disputa não está só entre Rio e Chicago. Todos esquecem de Madrid e Tóquio. Os espanhóis apostam no glamour que a Europa tem, e na tradição de outros eventos que a cidade sedia durante o ano, mas falta o " grande padrinho". Os japoneses são disciplinados e do organização impecável, mas a crise também passou por lá. Porém o que conta nessa eleição é o jogo político. Foi assim que a Alemanha tirou da África do Sul a copa de 2006 e o Brasil levou a 2014 sem concorrência.

Eu particularmente gostaria que os jogos fosse no Rio e que o dinheiro investido fosse em instalações esportivas permanentes ( e não desmontáveis, como ocorreu no Pan ) para ajudar o esporte brasileiro a crescer e se desenvolver. Mas essa parte é sonho. Agora Rio sede dos Jogos de 2016, é quase realidade. Sexta saberemos.

0 comentários: