quarta-feira, março 31, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Em clima de copa do mundo




Faltando 71 dias para a abertura da Copa do Mundo, a cada dia que passa eu vou entrando nesse clima maravilhoso. Assisto alguns jogos históricos das copas para esquentar (ontem por exemplo vi os melhores momentos de Argentina 1 x 0 Brasil em 1990), leio notícias e vou me preparando para esse grande evento.


Para essa Copa meu projeto é narrar alguns jogos, como se estivesse mesmo na cobertura ao vivo e in loco do mundial e depois pegar os videos na internet e editar. Já andei fazendo isso com os jogos de mundiais anteriores e acredito que será um imenso portifólio para mim. Quem quiser ver tem os melhores momentos de Brasil e URSS que fiz há dois meses atrás.
Na foto, o objeto de desejo de todos os futebolistas do mundo. A copa FIFA. Já ganhei ela uma vez no videogame, pela Noruega, no jogo oficial da Copa de 2006.
Pena que não terei a oportunidade em 2010, pois a EA, distribuidora do game me fez o favor de não lança-lo para PC, ou seja, é como ignorar alguém que tanto te ajudou a crescer e depois com a fama na cabeça se desfaz de você. Assim aguardarei um patch para PES 2010 e lá tentarei conquistar essa coisa maravilhosa.
E ficaremos na torcida para que o Brasil traga ela para casa, sã e salva.
quinta-feira, março 25, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Que coisa feia!!!

Foto: Globoesporte.com
 
Não sei nem por onde começar. Ultimamente anda tão chato assistir futebol que ontem nem perdi meu tempo para ver os jogos das 21:50. No fim acabei perdendo as vais para o Ronaldo e o "dedão" que ele mostrou.
 
Um cara rodado como o Ronaldo deveria saber o que ele encontraria por parte da torcida caso ele não jogasse bola, até porque no Real Madrid e nos times que ele jogou não deveria ser diferente. A reação dele deu motivo para várias especulações da imprensa. é claro que o dedo não foi para a torcida interira do Corinthians e sim para uns imbecis que utilizaram de sua privacidade de estacionar seus carros onde fica também o ônibus do time e desceram a boca no Ronaldo.
 
Que ele está jogando nada, todos concordamos. Mas também acho errado esse rodízio do Mano Menezes. Como o cara vai pegar ritmo se ele joga hoje e depois fica dez dias sem jogar? Ano passado ele arrancou depois que começou a jogar seguidamente e se machucou lá no fim do campeonato quando o Mano começou a poupá-lo.
 
Por isso acho que as criticas devem ser primeiro para o técnico Mano e depois para o Ronaldo. Agora se ele começar a jogar quarta e domingo e aí não jogar nada, pode descer o pau nele.
 
Aliás todos os times que estão fazendo esse esquema estão mau: Inter, São Paulo e  Corinthians, que priorizam a Libertadores, mas esquecem que se os caras não jogaram uma sequencia de jogos, o entrosamento nunca será formado. O Flamengo e o Cruzeiro, que não estão com essa frescura, estão bem tanto na Libertadores quanto no Estadual. Sem contar o Santos, o Botafogo, o Fluminense, o Grêmio que vão bem no estadual e na Copa do Brasil.
 
E voltando ao que falei no começo. Hoje tá tão chato ver futebol, que estou fazendo um acervo de jogos antigos de copas pois os jogos atuais dão um sono desgraçado.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
sexta-feira, março 19, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Ayrton Senna, nosso eterno tri-campeão

Agora é hora de interromper tudo que estava fazendo, para prestar uma homenagem a uma grande pessoa, que se hoje ainda estivesse entre nós completaria 50 anos.
Estou falando de Ayrton Senna do Brasil.
Nosso herói de vários domingos e madrugadas. Era o único que fazia a grande maioria acordar cedo no Domingo. Quando criei consciência própria, ele já tinha morrido, mas eu lembro que mesmo menininho eu acordava cedinho só para vê-lo. A parede de casa tinha posters dele. O cara simplesmente foi gênio.

Até hoje assisto sem me cansar as suas vitórias pelo Youtube e os fantásticos GPs de Monaco-84-87-93, Jerez-86, Portugal-85, Hungria-88, Japão 88-89-90-91-93, Brasil 91-93, Detroit 86 e Donington-93.

Nunca é demais lembrar que na época dele, os principais rivais eram pilotos consagrados como Prost, Mansell, Piquet, Lauda, Berger, Patresi, Alesi, Boutsen e outros. E que conseguiu 61 poles e 41 vitórias, muitas vezes não tendo o melhor carro de todos. Senna é o rei de Monaco, o rei da Chuva e é tão querido no mundo quanto outros astros mundiais. E ouso citar que aqui no Brasil ele é mais querido e respeitado do que Pelé.

Infelizmente, aqueles dias 29 e 30 de Abril e 01 de Maio de 1994 (que deveriam ser apagados do calendário para sempre) foram crueis com todos. Primeiro quase levou o jovem Rubens Barrichello, depois levou o austriaco Roland Ratzemberger e por fim o nosso campeão.

Imaginando que Senna sobrevivesse aquel acidente e ficasse sem sequelas ( tomare que tivesse sido assim). Senna perderia o titulo de 1994 por ficaria fora se recuperando, mas voltaria e venceria 1995,1996 e1997. Seria Hexacampeão.

Deixo abaixo o video que mostra o que Senna era para nós brasileiros e uma grande mensagem que ele deixou para nós. Parabéns campeão e siga descansando em paz.



segunda-feira, março 15, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Que final de semana espetacular!

Gente!!! Que fim de semana foi esse, hein? Para quem curte emoção no esporte foi muito bom esse fim de semana!
Primeiro foi o retorno da F1 2010 e as expectativas sobre o que seria essa temporada. Eu gostei da corrida. Não teve aquela emoção de ultrapassagens que a gente quer ver, mas algumas coisas podemos notar: Ferrari e Felipe Massa estão de volta ( ah, Alonso também); a nova regra fez com que a diferença na pista diminuísse ( antes viamos com 2 ou 3 voltas o primeiro abrir 10 segundo pro segundo. Ontem não aconteceu). Por um instante pensei ter visto Ayrton Senna de volta a Fórmula 1, quando vi o rosto dentro daquele capacete amarelo. Pena que era o Bruno Senna...
Alonso venceu o GP do Bahrein
Mas enfim. A expectativa é que pelo menos as próximas 2 corridas sejam boas e disputadas e dali para frente a monotonia volte.
SP Indy 300
A expectativa foi enorme, todo um clima feito e a corrida foi ótima. Teria sido mais interessante se não tivessemos aquela chuva forte, mas mesmo assim foi show. Vitor Meira e Raphael Matos foram muito bem e conquistaram o 3° e 4º lugares.
Will Power (1º), Hunter-Reay (2°) e Vitor Meira no pódio.

Ouro para o Brasil

Fabiana Murer, com muita garra e determinação conquistou o ouro no salto com vara no mundial indoor de Doha, no Qatar. Superou a russa recordista mundial Yelena Isynbayeva (que já não está no auge) e foi campeã. Um super prêmio para quem perdeu a chance de ganhar uma medalha nas olímpiadas por causa de problemas da organização, que sumiu com suas varas horas antes da competição e também pelo fato de o atletismo cada vez estar menos apoiado no Brasil. Parabéns também a Keyla Costa, bronze no salto em distância.

Murer: Campeã Mundial

Quem dança por último dança melhor

Encerrando o dia, um superjogo de futebol entre Palmeiras e Santos. Polemicas e reclamações a parte, mais uma vez fica provado o porque o futebol é um esporte encantador. Mais uma vez o time considerado pior venceu o melhor (e como foi considerado melhor). Robert fez três gols, Neymar não aguentou a marcação de Pierre e apelou, Diego Souza provocou e o Santosperdeu a invencibilidade de 12 jogos. Pelo clima que se criou pela magia dos meninos da vila, lembrou a época em que a academia palmeirense era o único time que fazia frente ao Santos de Pelé. Porém o nome do jogo foi o Armero e aquela dança na comemoração do segundo gol do Palmeiras. O que foi aquilo???


Palmeiras dançou bonito na Vila e ganhou de 4 x 3.
terça-feira, março 09, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Pitacos!!!

Briga Marcos x Neto

Como comentarista, o Neto tem toda a razão de criticar os jogadores. Porém ficar comparando um jogador com outro soa como questão pessoal. Deu corda e ouviu o que não queria. Bem feito.
E quanto ao Marcos, se não está em condição de atuar em alto nivel, pede para ficar uns jogos se recuperando e dá chance para os reservas.

Morte na quadra de Futsal

Triste fato. Porém a organização alega que a defesa cívil tinha liberado o Ginásio. Será que a defesa cívil vistoriou o piso da quadra? Acho que nesses caso a defesa cívil vistoria instalações prediais, estruturas das arquibancadas, condições sanitárias... Cabe a federação vistoriar o piso de jogo, ou não? Se a defesa cívil vistoriasse as quadras, gramados e pistas por aí, muitos lugares não teriam jogo.

Velocidade na veia

Neste fim de semana começa a temporada da F1 e a F Indy. Estou ancioso para ver a corrida da Indy em São Paulo e meio receoso com a temporada 2010 da F1, que não é mais como era antes. Torcida pelos brasileiros nas duas categorias.

Outros esportes

Na natação o Corinthians quer formar um grande time. Espero que não fique só esse ano por causa do centenário e que se prolongue por muito tempo.
Para quem curtiu Vancouver 2010, em São Paulo, no último fim de semana de Março tem o Brasileiro de Ice Hockey no shopping Eldorado. Palmeiras e Portuguesa tem times nesse esporte.
E no volei, está pegando fogo a Superliga, tanto no masculino quanto no feminino. Cimed, Cruzeiro, Sesi e Pinheiros no masc. e Osasco, Pinheiros, Unilever e Minas no fem. são os favoritos para chegar as semifinais.
quarta-feira, março 03, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Confusão á vista!!!

São Raimundo-PA e Botafogo-RJ se enfrentaram dia 10 de Fevereiro, em Santarém-PA, pelo jogo de Ida da primeira fase da Copa do Brasil. O São Raimundo venceu por 1 a 0, garantindo a vantagem para o jogo de volta no Rio. Porém o São Raimundo escalou três jogadores que ainda não tinham sido registradas suas inscrições pela CBF através do BID (Boletim Informativo Diário). O caso foi denunciado ao STJD e o clube foi condenado a perda de 3 pontos por essa irregularidade.
A partir daí começa a confusão. No próximo dia 11 de março, os dois times voltam a se enfrentar pelo jogo de volta. E aí fica a pergunta: os dois estão com zero ponto e se empatar o que vai acontecer?
O regulamento original da Copa do Brasil prevê os seguintes critérios de desempate pela ordem: pontos, saldo de gols, gols marcados como visitante e disputa de penaltis.
Só que devido a essa punição, muitas possibilidades de desempate foram especuladas como,por exemplo, o São Raimundo mesmo vencendo o jogo e ficando com 3 pontos a 0, ter que disputar a decisão nos penaltis.
Muitos especulam mas poucos leêm os regulamentos e documentos jurídicos envolvidos no caso. Isso aliás é uma grande falha dos jornalistas esportivos e muitas vezes dos clubes, que acatam decisões das entidades máximas mesmo que vá contra os regulamentos.

No julgamento o São Raimundo recebeu a seguinte condenação (http://www.cbf.com.br/stjd/stjd/stjd260210.pdf) :

“Por maioria de votos, condenar o clube São
Raimundo Futebol Clube (PA) nas sanções ao Art. 214 do CBJD, a
perda de 03 pontos e multa de R$1.000,00 (mil reais), além das
previsões constantes nos parágrafos já mencionados, contra o voto do
eminente Auditor Dr. Washington Oliveira Rodrigues que excluía o
clube da competição com fulcro nas iras §4º do mesmo artigo.”


Muito bem, o São Raimundo perdeu 3 pontos, pagará multa e ainda sofrerá as sanções do artigo 214 do CBJD (http://www.cbf.com.br/cbdj/cbdj.pdf), que diz o seguinte:


Art. 214 Incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta
que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente.
(ALTERADO)
PENA: perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição
para o caso de vitória e multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 10.000,00 (dez mil
reais).
§1º Fica mantido o resultado da partida, prova ou equivalente para todos os efeitos
previstos no regulamento da competição.
§2º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista no parágrafo anterior em face da
forma de disputa da competição, o infrator será desclassificado.
§3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes
ficará com pontos negativos.
§4º A ação disciplinar, nos casos previstos neste artigo, cabe privativamente à Justiça
Desportiva.


Então vemos o seguinte nesse caso: Segundo o artigo o São Raimundo perde os pontos, mas o resultado se mantem para todos os efeitos. Como o mesmo pode ser aplicado, então o São Raimundo não será excluído. Portanto, concluí-se que a classificação desse confronto está assim:

1° São Raimundo - 0 ponto, 1 gol de saldo e 0 gol marcado como visitante.
2° Botafogo - 0 ponto, -1 gol de saldo e 0 gol marcado com visitante.

No jogo de volta, quem vencer fica com a vaga, independente da diferença de gols. Em cado de empate, o classificado deverá ser o São Raimundo, já que permanecerá com 1 gol de saldo contra -1 gol do Botafogo. A decisão por penaltis não será possível nesse confronto.

Segundo a matéria públicada pelo globoesporte.com (http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1513032-9861,00-CBF+DEFINE+NESTA+QUARTA+OS+CRITERIOS+DE+DESEMPATE+DE+BOTAFOGO+X+SAO+RAIMUND.html), a CBF ainda irá decidir e divulgar os critérios de desempate. E diferente do que afirma o site, o jogo não foi anulado, como consta no resultado do julgamento.

Agora a questão é quem tem mais lobby. Se o São Raimundo for lucido, não deve aceitar nada diferente do que eu citei acima. Qualquer outra decisão diferente estará indo contra as resoluções do CBJD, do STJD e do próprio regulamento da competição.

Bola por bola, o Botafogo tem condições de vencer o São Raimundo, ainda mais agora que não precisa descontar o saldo de gols, só marcar um ponto a mais que o time de Santarém. Vamos ver o que a canetada da CBF vai aprontar.

Mas enfim, a lição que fica do caso para nós jornalistas formados ou em formação é ler todos os documentos envolvidos no caso e analisá-los antes de emitir qualquer parecer., como fez o site globoesporte e muitos outros veículos por aí.
segunda-feira, março 01, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Desdobramentos das 21:50...

Li agora pouco um post de um colunista do site GloboEsporte, o Emerson Nogueira. Esse aqui: http://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo

Sobre essa questão ele relatou uma questão interessante. Porque ao invés de se preocuparem com o horário, os políticos não se preocupam em ver quais as causas que fazem das 21:50 ser um horário ruim para o torcedor que vai ao estádio e propõem projetos de lei que busquem melhoria para essas causas?

Eu não vou ao estádio nesses horário porque:
1º Falta de transporte público, já que moro em Carapicuíba e depois das 0:00, não tem mais ônibus.
2º Até pela falta de Universidade Pública, precisamos trabalhar para estudar e por isso precis0 acordar cedo.
3º Risco de ser assaltado e espancado por torcedores/bandidos organizados.

Agora para quem assiste o jogo em casa, 21:50 é bom horário, pois dá para chegar do trabalho e as vezes até da Escola e relaxar antes ver o jogo.

O meu problema é que só passa jogo do Corinthians nesse horário. Quem sabe se a lei valesse só pro Corinthians seria bom. Mas aí já é outra história que foge do tema...