terça-feira, julho 20, 2010 | | By: Luis Ventura

A CBF e mais uma de suas maracutaias

Segunda Feira, 19 de Julho de 2010.
Por volta das 20:30 vou a cozinha jantar e na TV está passando o Jornal Nacional e vejo a notícia: CBF antecipa a janela de transferencias internacionais. Até aí nada da anormal. O problema é o que acontece por trás dessa notícia. Segundo a reportagem, 10 dos 8 times do Campeonato Brasileiro seriam beneficiados e poderiam inscrever os 36 jogadores contratados e o Atlético-PR, vice lanterna do campeonato seria o grande beneficiado pois poderia contar com 8 jogadores.
Para o campeonato isso é ótimo. Nunca é mau ver novo jogadores por aqui, só que nisso há a briga de interesses.

Desde quando a FIFA, instituiu essa norma, são duas as janelas de transferencias internacionais de 1° a 31 de janeiro e de 1° a 31 de agosto, sem excessões para todo o mundo. Claro que isso foi criado com base no calendário europeu que tem nesses períodos recessos em seus campeonatos. E a CBF, como filiada da FIFA é obrigada a acatar tal norma. Aí surge a pergunta: Porque só em 2010, a CBF veio procurar alterar essa norma? Em casos passados já vimos vários clubes esperarem até dois meses para poder estrear tal jogador. Uma vez até o Romário teve que esperar, quando voltou dos EUA e mesmo com todo o poder do Sr. Eurico Miranda, na época presidente do Vasco, teve que aguardar o dia 1° de Agosto. Mas por que agora em 2010 a CBF resolveu mudar o jogo?

Tudo questão política. O clube que levantou essa idéia de antecipar a Janela foi o Internacional, que trouxe três jogadores de fora do país (o goleiro Renan, o meia Tinga e o atacante Rafael Sobis). O Inter quer inscrever esses jogadores na Libertadores para jogarem as semi finais contra o São Paulo. Porém, precisa inscrevê-los até 26 de julho e a janela só começa em 2 de agosto (1º dia útil do mês). E sabemos que o interesse maior do clube é inscrever o goleiro, já que dos três que o time tem na competição, dois foram suspensos após briga no jogo contra o Estudiantes e o terceiro está contundido, ou seja, não tem goleiro para jogar contra o São Paulo. E o São Paulo, como sabemos, não tem boa relação com a CBF. Foi preterido na taça das bolinhas, seu estádio excluído da Copa 2014 por um motivo ridículo e ainda é oposição ao presidente Ricardo Teixeira.

Assim, o Inter através de seus influentes (Federação Gaúcha e Sindicato dos Jogadores) intercedeu junto a CBF e conseguiu a antecipação. Motivo alegado pela CBF: dar a oportunidade do novo técnico da Seleção (que nem sabemos quem é) observar esses jogadores que estão voltando para o Brasil. Pelo que me consta nenhum desses caras tem menos de 23 anos, que é o que a CBF espera contar para esse novo trabalho.

Com mais essa virada de mesa, o São Paulo foi prejudicado mais uma vez e a CBF mostra o quanto é importante ser sua aliada para conseguir alguma coisa. Como torcedor do Palmeiras, espero que o seu Belluzzo tenha boas relações com eles como tinha o Mustafá. Caso contrário tá ferrado.

0 comentários: