quinta-feira, janeiro 07, 2010 | | By: Luis Ventura

Grêmio Barueri ou Grêmio Presidente Prudente

Mais uma polêmica no futebol brasileiro.
Nesta quinta-feira o Grêmio Barueri anunciou que mandará seus jogos do Paulistão na cidade de Presidente Prudente e que também pode até se transferir para lá definitivamente, trocando inclusive o nome do time. Tudo com o aval da Federação Paulista de Futebol. O motivo para isso é o litígio entre os dirigentes do clube e a prefeitura de Barueri.
Não vou me estender na história desse imbróglio pois o que quero é comentar o tema: é legal um time ficar mudando de nome ou cidade só por questões financeiras?
No passado temos dois tradicionais clubes que mudaram de nome porque foram obrigados: O Cruzeiro e o Palmeiras, ex-Palestras Itália. E atualmente temos um caso bem interessante no Paraná, que nos servirá para debate também: O atual Corinthians Paranaense, que começou como Malutrom, em 2000. Em 2003 trocou o nome para J. Maluccelli e ano passado virou filial do Corinthians Paulista.
Nesse caso o time ficou na cidade de São José dos Pinhais e só trocou o nome. Porém, o que deu problema foi a última troca. Já que para muitos, não alterado o nome e sim criado um novo time (tanto que o escudo do mesmo ostenta o ano de 2009, ano da fundação) e assim deveria começar das divisões de baixo do estado. Mas como o Sr. Joel Malucelli é forte nos bastidores, a federação deu aval, sinalizando a troca de nome e manteve o time na 1ªdivisão Paranaense e nas disputas da Série D 2009 e da Copa do Brasil 2010.O J.Malucelli? Esse não existe mais. Quer dizer, trocou de nome.
No Barueri, os donos querem fazer igual (ou quase), pois além de trocar o nome, vão trocar de cidade. Mas o problema vai ser que o Grêmio Recreativo Barueri vai continuar existindo, tendo inclusive seu time de volei, de basquete, de futebol amador (categorias de base). Ou seja, eu entendo que vão criar um novo time e já de cara coloca-lo nas primeiras divisões do Brasileiro e do Paulista. E com o aval da Federação Paulista, o que é pior. Por isso, se tivermos gente esperta aqui em São Paulo e no Brasil, poderemos ter uma grande confusão. Já pensou o Coritiba na primeira divisão do brasileirão 2010. Pode acontecer, até porque se o Barueri acabar por trocar de nome e de cidade e os dirigentes entenderem se tratar da criação de um novo clube, ele começa lá de baixo e abre uma vaga na primeira divisão, a não ser que o Grêmio Barueri, que seguirá existindo exerça sua preferencia e crie um novo elenco para jogar o campeonato.
Viu como é muito estranho e caótico. A própria prefeitura pode exercer isso e ganhar (ou permanecer com) a vaga.
E nem vem com essa de comparar por exemplo se o Corinthians ou o Flamengo mudasse de cidade e nome como seria, pois são clubes independentes da prefeitura ou de uma cidade. Isso pode ocorrer com time como Pão de Açucar FC, Red Bull e Desportivo Brasil, que são times de empresários e que usam o poder público para crescer junto com o povo.
Já no caso do Barueri foi diferente: O clube da cidade foi utilizado pelos empresários e pela prefeitura e quem se ferra é o povo que viu a prefeitura torrar milhões num estádio que agora ficará sem uso e ainda não ter time para torcer. Espero que a prefeitura pense em investir no volei e no basquete de vez. Dá mais audiência junto ao público.

0 comentários: