segunda-feira, dezembro 07, 2009 | | By: Luis Ventura

Acabou


Foto:Globo Esporte.com
Foram mais de 7 meses de disputa, enfim acabou o Campeonato Brasileiro e também a vergonha que passava com meu time todas as segundas no trabalho ou na faculdade.
O Flamengo foi campeão. Justíssimo para quem de 14° arrancou para a ponta. O Inter foi vice. Fez menos que a obrigação, pois deveria ser o campeão pelo time que tinha. São Paulo terceiro lugar. Normal e até acima do esperado para quem estava em 16°, colocou um técnico que todos torceram o nariz e esteva na ponta nas duas últimas rodadas antes do final. Cruzeiro em quarto foi merecido, pois abriu mão do título nacional pela Libertadores. Não conseguiu e teve que correr muito para recuperar espaço e chegar a Libertadores.
Entre os rebaixados, achei justo, só acho que o Atlético PR foi pior que o Coritiba, mas enfim, teve sorte e se salvou. E que vergonha a torcida coxa-branca. Acho que deveriam ser impedidos de assistir os jogos do time por um bom tempo. Só liberar o estádio para mulheres, crianças e idosos.
Os demais dentro do normal. Apenas Palmeiras e Atlético MG merecem umas palavras a mais.

O Atletico não era favorito e de repente virou. Ficou na ponta, esteve o tempo todo no G4, mas perdeu quando não devia: Flamengo, Coritiba, Inter e Palmeiras. Três eram concorrentes diretos e aí ferrou. Celso Roth ficará marcado como o técnico que começa bem, mas não consegue segurar no final. Agora acredito que só clubes que sonham fugir do rebaixamento irão pensar nele.
O Palmeiras foi a decepção total. Montou um time para ganhar tudo ( Paulista, Libertadores e Brasileiro ), mas só um time pois mostrou que faltou elenco. Liderou o paulista e perdeu a semi para o Santos. Na libertadores, foi eliminado por um Nacional do Uruguai após dois empates e se avançasse teria grandes chances de fazer a final com o Cruzeiro. E no Brasileiro nem precisa comentar. Liderou por 19 rodadas, esteve em quase todas no G4 e no final, nem Libertadores.

Os motivos para isso, eu nem sei, mas faltou duas coisas : ousadia e independência. Quando Luxemburgo saiu, o Palmeiras colocou Jorginho de técnico e ele emplacou 5 vitórias ( uma delas contra o Corinthians) e um empate, mesmo assim resolveram trazer o Muricy, que comprovou que seu estilo tático ( priorizar defesa e bolas áreas) não funcionou com esse time do Palmeiras. O Flamengo demitiu o Cuca e colocou o Andrade. O cara foi bem, os jogadores pediram e ele continuou. No Palmeiras foi igual: os jogadores pediram, mas a direção não atendeu. Vejam o que aconteceu...

É nesses momentos que a ousadia ganha do medo de errar. E o medo atrapalha.

Quanto a indepêndencia, veja Flamengo e Palmeiras. O Flamengo tem mais dívidas que o Palmeiras e pelo que eu saiba, não precisou de nenhuma empresa para bancar a vinda de Adriano, Maldonado, Álvaro, Petkovic e companhia. Já o Palmeiras tem dele só o Marcos e o Pierre entre os titulares. Fica muito dependente da Traffic e no meio do ano ficou naquela dependencia de aumentar o salário dos caras da Traffic para não perder Diego Souza, Cleiton Xavier e outros. O Flamengo não. Se mais jogadores fossem do Palmeiras, não estariamos dependendo disso. Se viesse proposta era só recusar, não precisaria aumentar salário de ninguém e evitaria especulações no meio do campeonato.
Enfim, os resultados do Palmeiras não vieram e do Flamengo vieram. Explicar o que ocorreu é difícil. O que importe é que o Flamengo é 6 vezes campeão brasileiro.

0 comentários: