quinta-feira, junho 09, 2011 | 0 comentários | By: Luis Ventura

As várias faces de um Brasil sede da próxima Copa do Mundo

Terça Feira, 7 de junho de 2011. Estádio do Pacaembú em São Paulo. Uma grande festa para o amistoso de despedida de Ronaldo da Seleção. Organiazação de primeira, padrão Copa do Mundo.

Quarta Feira, 8 de junho de 2011. Estádio Couto Pereira em Curitiba. Uma grande festa dos torcedores na final da Copa do Brasil. Só que na hora da premiação...

Esse é o nosso país. Quando recebemos visitas fazemos de tudo para agradar. Podemos até não ter nada mas damos do bom e do melhor para eles. Tudo para impressionar. Agora quando recebemos alguém mais familiar, conhecido de longa data, deixamos do jeito que está, até porque ele já está acostumado. Funciona assim na vida pessoal e no futebol também.

Vejam os dois exemplos. No dia da festa de Ronaldo, era evidente que estariam lá jornalistas do mundi inteiro. Mas o Pacaembú não tem condição de abrigar em suas tribunas a quantidade de jornalistas que lá estariam. Não tem problema, fizeram um puxadinho nas cadeiras do lado oposto e criaram 2000 lugares temporários. Na hora da entrevista, todo o protocolo da FIFA foi estabelecido. Zona mista, coletiva apenas com o técnico e entrevistas em campo apenas em uma área reservada e com um jogador pré determinado. Para nós jornalistas é chato tudo isso? É, mas é um protocolo internacional que precisa ser seguido e que precisamos aprender a conviver pois a Copa vem aí.

Todos à espera de Ronaldo na entrevista: Padrão FIFA.

Agora vamos a Curitiba. Final da Copa do Brasil e o 1º erro: os dois times entram quando querem. O certo seria em finais como Copa do Brasil, Libertadores, Liga dos Campeões etc. que os dois times entrassem juntos, se perfilassem e fosse executado o hino nacional. Os outros erros durante a partida são as já conhecidas disputas entre os repórteres para entrevistar os jogadores antes do início de jogo e no intervalo. Sobra desorganização nisso.

Porém o pior vem no fim do jogo. O árbitro encerra o jogo e os jogadores do Vasco correm na direção de sua torcida para comemorar, enquanto preparam o pódio. Na torcida acontece de tudo. Jogador entra na arquibancada, torcedor pula no campo e até repórter entra na onda e sobe junto, colocando sua integridade em risco, só para entrevistar os jogadores.

Pódio pronto e cadê os jogadores para receberem a medalha? Nem dá para ver, tem tanta gente estranha lá que você nem sabe quem é quem. Os dirigentes vão entregando as medalhas. Jogadores, comissão técnica, diretores, torcedores, gandulas, jornalistas... quem passar na frente recebe a medalha. Até Roberto Dinamite entrou na onda e seguindo os passos de seu antecessor Eurico Miranda, mandou o segurança do estádio abrir o portão e deixar entrar umas 20 pessoas conhecidas dele no campo. De repende, eis que surge no meio do monte a taça. Nem deu para ver quem recebeu, como levantou... E olha que tava na TV. Imagina quem pagou uns 60 reais e não viu o momento máximo do campeonato. E o patrocinador da Copa do Brasil era quem? Não deu para ver com toda aquela multidão no pódio.

Aquele moço à esquerda do Fernando Prass joga no Vasco?

Nada justifica tal falta de organização. A mesma CBF que fez tudo perfeito na terça, fez um lixo na quarta. Semana passada teve a final da Copa da Itália, torneio similar a Copa do Brasil e a organização foi impecável. Desde a entrada em campo, até a entrega do troféu. Lá deu para ver que a TIM patrocinava o torneio. Julio César e Eto'o não precisaram furar uma muralha de repórteres para dar entrevistas no intervalo e no final. O hino italiano foi interpretado de forma maravilhosa por Emma Marrone e ao fim do jogo os seguranção não deixaram os atletas irem a torcida e nem ninguém de fora entrar no campo. Primeiro receberam as medalhas, os prêmios e o troféu para depois terem o campo livre para fazerem o que quiserem.

Na Itália, eu sei que o Eto'o ganhou o prêmio de melhor jogador da final. Já ontem o Alecsandro recebeu um prêmio que até agora ninguém sabe o que é.

Já tá na hora do Brasil parar ser elegante apenas com os visitantes e dar valor para quem está próximo. Essas cenas bizarras da Copa do Brasil com certeza foram vistas em vários países (Portugal e Itália com certeza).
domingo, junho 05, 2011 | 1 comentários | By: Luis Ventura

O que nós temos em comum?





Responda logo, o que Juventus, Atletico de Madrid e Barcelona têm em comum? Além da tradição, os estilos de seus uniformes também são iguais. E não é de hoje que isso começou. Desde que me conheço por gente, é possível ver estilos de uniformes iguais para times diferentes. Adidas, Nike, Reebook, Diadora, Puma ... Todas têm o seu estilo. Algumas são modestas e apenas padronizam a fonte do número e da letra a ser aplicadas no uniforme. Mas outros chegam ao cúmulo de padronizar tudo, como nos exemplos acima.
Em pesquisa realizada com torcedores do Atlético de Madrid, 70 % reprovaram a nova versão do uniforme. Tudo por conta dessa padronização.
Eu particularmente sou contra isso que as empresas de material esportivo fazem. Cada clube tem a sua história e a sua tradição, mas algumas coisas que as empresas fazem com os "mantos sagrados" são um tiro no peito do torcedor.
Por exemplo, eu adorei a nova camisa número 1 do Palmeiras com escudo retrô. Ficou demais. Agora o uniforme 2 ficou rídiculo com aquele vermelho e verde no peito. Desconfigurou total.
Outro exemplo é o conjunto do uniforme do São Paulo. Calção vermelho descombinou total e convenhamos ficou estranho com o uniforme 2. E esse uniforme 3 do Corinthians? Claro que é uma homenagem, mais Timão grená é tão feio quanto Timão de Roxo.
E nas seleções? Aquela faixa verde no uniforme novo do Brasil, o tom de azul da nossa camisa 2, o uniforme 2 da França, o azul claro com marrom da Itália em 2009 e os uniformes reservas vermelho e preto da Alemanha em 2008 e 2010 são tão absurdos quanto o que fazem com os clubes.
Infelizmente, os clubes e as seleções não podem fazer nada, pois vendem suas marcas para as empresas fazerem o que quiserem com a camisa de nossos clubes e seleções. O pior de tudo é que sempre utilizam uma desculpa marketeira para justificar tal escolha.
Se os clubes não podem fazer nada, nós torcedores podemos. É só boicotar esses produtos que desconfiguram a história e a tradição do nosso time. Eu por exemplo não comprarei nunca mais um camisa assim.
Já que toquei nesse ponto dos uniformes, seria interessante que os clubes e as empresas criassem um uniforme 3 para que os times realmente usassem em campo em algumas situações, como por exemplo, no jogo entre Grêmio e Corinthians em Porto Alegre. Grêmio de camisa tricolor, calção preto e meia branca. O Corinthians com seu uniforme 1 deveria jogar de Branco, calção preto e meias brancas. Mas uma determinação da FIFA impede que as duas equipes utilizem a mesma cor na mesma peça do uniforme. Assim, desconfigura o Corinthians fazendo ele jogar de branco, branco e preto. Por que então, não criar um 3º uniforme para esses casos?
Sabiam que o Santos nunca desconfigura seu uniforme. Ou joga todo de Branco ou todo de preto (claro que nesse caso é a camisa listrada).
Acho que esses senhores que fabricam e desenham esses tipos de uniformes, com certeza são estilistas frustados. Até o Alexandre Herchcovic faz melhor que esses caras.

Herchcovic dá de 10 a 0 nos Estilistas da Nike