domingo, janeiro 30, 2011 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Meu portifólio

Dando início ao meu portifólio de locução esportiva, as emoções da Euroliga 2011 de basquete. O duelo é entre Unicaja e Caja Laboral pela primeira rodada do TOP 16.

terça-feira, janeiro 25, 2011 | 0 comentários | By: Luis Ventura

O papel dos locutores no desenvolvimento do esporte

O título é uma questão sugestiva para discussões, pois, quem nunca associou Galvão Bueno às corridas de Formula 1 ou à Ayrton Senna? Ou Luciano do Valle ao vôlei nos anos 80?
Pois bem, resolvi trazer essa questão à tona e usá-la como objeto de estudo do meu trabalho de conclusão de curso de jornalismo.
A primeia vista, parece ser muito fácil pesquisar um assunto desse, ainda mais sobre o esporte, que quase todo mundo conhece (ou diz conhecer). Mas quando colocamos a mão na massa, a história muda.
Esse trabalho requisitou muita pesquisa sobre a historia do esporte brasileiro e das transmissões esportivas e de seus locutores. E como já é conhecido, a bbliogafia disponível nessa área ainda é pequena.
Ao longo desse tempo descobri várias coisas que ainda não conhecia. Esclareci outras coisas que já sabia e aprofundei ainda mais meus conhecimentos sobre o tema.

Basicamente, a pesquisa se dá na convergência de dados históricos e estatistícos, sempre buscando responder a questão proposta: Qual a participação dos locutores esportivos no desenvolvimento do esporte no Brasil?

A conclusão do meu trabalho é de longe uma conclusão definitiva sobre o tema, mas espero que sirva de base para àqueles que forem estudar o tema

Segue abaixo o meu trabalho de pesquisa para quem se interessar e peço por favor que quem utilizá-lo futuramente, atribuam os devidos créditos.

Para finalizar, fica mais uma vez meu agradecimento a minha orientadora Professora Ms. Carla de Oliveira Tôzo e a todos que contribuiram ao trabalho.