segunda-feira, maio 17, 2010 | 1 comentários | By: Luis Ventura

Nesse fim de semana...

... Inter e Barcelona foram campeões nacionais.

... Corinthians assumiu a liderança do Brasileirão.

... Schumacher mostrou que aos poucos ele está voltando.

... e Rubinho que tá na hora de pendurar o volante.

... Nadal mostrou que é o melhor tenista do mundo no saibro.

... o futebol mostrou que vândalos tem em qualquer lugar do mundo, até em Barcelona.

... Palmeiras e Vasco fizeram um jogo horrível.

... Foi inaugurado o último estádio para a Copa do Mundo.
quinta-feira, maio 13, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

A seleção brasileira para a Copa 2010

Em pé:Julio César, Gilberto Silva, Lúcio, Maicon, Felipe Melo e Luisão
Agachados:Luis Fabiano, André Santos, Kaká, Robinho e Ramires
Do time que jogou a final da Copa das confederações, apenas André Santos não foi convocado para a Copa.
Foto: FIFA.COM


Enfim, já conhecemos os 23 homens que irão vestir a camisa canarinho 5 estrelas na Copa 2010.
Entre terça às 13:00 e hoje, já vi diversas opiniões. Desde de bons entendedores de futebol, que opinão com a razão e não com o pessoal, até aqueles que dizem saber e não sabem nada e aqules que só aparecem de 4 em 4 anos.

Cada um tem sua opinião e respeito todas, até porque tem muito jornalista aí que a gente conhece de longa data e sabe porque fala isso ou aquilo.

O que não podemos negar é que o Dunga convocou aqueles homens de confiança dele. Foi assim com o Felipão (Marcos, Luizão, Roque Júnior, Belletti), com Parreira (Zinho, Ricardo Rocha, Mazinho) , com Zagallo (Bebeto em 98 não tava bem) e ocorre também com técnicos que não são de seleção, como o Luxemburgo (quantos jogadores não seguem ele pelos clubes que passa, exemplo o Fabiano), o Leão (lembra do Leomar?) e tantos outros.

Porém o que todo mundo critica é a ausência de Ganso e Neymar, os grandes idolos do momento. Que os dois são bons, eu concordo. Mas volto a questão acima. O técnico chama quem ele confia.
Eu, na minha visão, acho o Ganso pronto para a seleção agora. Teve uma experiência boa no Mundial sub-20 ano passado, quando o Brasil foi vice e esse ano no Santos, mostrou personalidade ao se impor ao técnico na final do Paulistão, permanecendo em campo para prender a bola no ataque.

Já o Neymar, na seleção sub-17 foi um fiasco. Não jogou nada, o Brasil foi eliminado na primeira fase pelos Emirados Árabes pelo critério de cartão amarelo e pelo Santos, apesar de ser artilheiro, ainda tem atitutes em campo que mostram a imaturidade, como aquele chapéuzinho no Chicão com o jogo já parado e os cai-cai na final do Paulistão.

Sobre Ronaldinho, ele joga bem, mas não ganhou a confiança do Dunga e o Adriano, ele mesmo se tirou da Copa com seus problemas.

No Geral eu questiono dois nomes: Doni e Kléberson. Que o Dunga confia no Doni já sabemos, as o Victor é melhor e está melhor que o Doni. Já o Kléberson tá sumidão no Flamengo, mas também deve ter feito algo para ganhar o Dunga.

Agora quem perdeu a confiança do Dunga foi André Santos, Adriano, Ronaldinho e etc.
segunda-feira, maio 03, 2010 | 1 comentários | By: Luis Ventura

Não quero ser mais do mesmo.

Poderia hoje, usar meu blog pra falar dos títulos estaduais, da maravilhosa vitória da Cimed sobre o Montes Claros na Superliga e até outros assuntos que são manchetes hoje.
Disso já deve ter gente que está cheio disso, não é?

Então hoje, eu vou partir para um lado mais intelectual. Um lado que todo jornalista deveria se guiar e muitos não utilizam: a Literatura esportiva.

Muitos jornalistas só dão valor a isso quando um colega ou um amigo resolve lançar um livro e se esqueçem que são em livros, revistas, DVDs e outros que informações riquissímas podem ser encontradas e utilizadas para alimentar as informações de programas e transmissões.

Então vamos as dicas:

www.uefa.com - O site da UEFA tem o melhor, mais completo e mais simples press kit do esporte mundial. É o sonho de qualquer jornalista o press kit deles. Eles disponibilizam em vários idiomas as informações pré-jogo como estatisticas dos times na temporada e ao longo da história, os números dos confrontos diretos, fichas de jogos anteriores e notícias sobre os times. Nada menos que 40 páginas. Minutos antes, eles disponibilizam as escalações com formação tática e no pós jogo todas as estatisticas do confronto. Perfeito. Quem também faz isso bem, mas gráficamente precisa dar um clean é a NBA (www.nba.com)

DVD Copa do Mundo FIFA - Essa série de DVDs traz os filmes oficiais produzidos pela FIFA para cada Copa. Esta semana já vai para o 5° dos 15 DVDs. Além dos filmes, tem um encarte especial sobre a Copa retratada em cada DVD (grande fonte de dados curiosos) e ainda como extras um show de gols e biografias dos grandes jogadores da história das copas.

"O Mundo das Copas" - Esse livro é maravilhoso. De autoria de Lycio Vellozo Ribas, o livro não é como outros que fazem um catado de informações já existentes e fazem um livro. Ele, conforme contou em entrevista ontem no Grandes Momentos do Esporte, na TV cultura, foi buscar em jornais da época informações que ninguém tinha encontrado. São 608 páginas e seu preço médio tá R$ 70,00. Esse vale a pena ter na estante.

Coleção COB Cultural "O que é ..." - Essa coleção, apresenta de forma breve, simples e fácil a história, as regras e um pouco mais sobre os esportes olímpicos ( ou que faziam parte do programa até Atenas 2004). São dezoito livros, de autoria de Silvia Vieira e Armando Freitas, com prefácios de alguns ídolos do esporte como Fernando Meligeni, Bernard, o tetracampeão Leonardo e outro. Para quem pouco sabe desses esportes ( né, senhores jornalistas!) é uma ótima.

Guia Placar Brasileirão 2010 - Já é tradição. O mais completo e organizado guia do campeonato Brasileiro. Os outros também são bons, mas tem muitas informações num tamanho que não atrapalha em nada para levar em sua mochila ou bolsa. Tem foto e dados dos jogadores da Primeira e da Segunda divisão, tabela, dados estatísticos e muito mais que o fazem ser referência desde o final da década de 80. Sai nas bancas essa semana.

Essas são as dicas. Todo jornalista deve buscar mais conhecimento para se manter atualizado e especializado em esportes e não somente em futebol.