quarta-feira, janeiro 27, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

A Magia da Copa do Mundo


De quatro em quatro anos,
a magia volta a tomar nossos corações
o verde e o amarelo da camisa
do sonho e da paixão
Assistir ao jogo na praça
no calçadão, no barzinho ou em casa.
Pela TV, pelo rádio e agora pela internet
Uma emoção que só sentimos a cada quatro anos.

É um prazer poder ver o desfile de craques como
Leônidas, Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, Romário, Ronaldo
Cruyff, Beckenbauer, Platini, Puskas, Maradona e outros tantos.
Até hoje tenho uma saudade de nomes como
Tchecoslováquia, União Soviética, Iugoslávia;
extintos mas de boas lembranças
E também tem um salve para os novos
Croácia, Eslovênia, Togo
nomes que aprendemos com essa paixão.

Copa do Mundo é sempre Copa do Mundo
parece que foi agora pouco que vibrei
com o chute de Sócrates no ângulo da União Soviética;
com o chute pra fora de Roberto Baggio;
com o soco no ar de Pelé ou com o sorriso dentuço de um tal de Ronaldo.

E a eternidade que dura a dor
dos três gols de Paolo Rossi no Sarriá;
do chute de Ghiggia no Maracanã;
do passe de Maradona para Cannigia no Delle Alpi
a dor das derrotas para a França.

Mas isso é Copa do Mundo
E nada seria mais emocionante se não fosse feita de estrelas e figurantes
Nada seria como é se não existisse
Alemanha, Uruguai, Argentina, França, Brasil, Itália e Inglaterra
Zaire, Nova Zelândia, Cuba e Índias Ocidentais
"Os figurantes de hoje, serão as estrela de amanhã
e as estrelas de hoje, os vilões."
E esse poder de transformar a história através de um lance
é o que torna esse espetáculo
o maior já visto nesse planeta.
E agora em 2010, a honra de receber esse show será dos africanos,
e logo logo será no Brasil.
O único 5 vezes o melhor do mundo!!!

Agora sim, começa pra valer!!!

Depois de 2 meses sem a emoção do futebol, e com estaduais abrindo a temporada em Janeiro, agora sim a bola vai rolar pra valer com o início do campeonato mais cobiçado das Américas: A Libertadores.

O primeiro a entrar em campo pelo Brasil é o Cruzeiro. Joga com o Real Potosí e logo de cara pega um adversário complicado: a Altidude.Se ela já é ruim em qualquer época do ano, imagina agora, numa temporada que só está começando e em que o Cruzeiro só atuou 1 vez.

O Time do Potosí é fácil. O futebol boliviano vem mal há muitos anos, mas é preciso cuidado, já que os exempos anteriores não servem de padrão para nada. O Cruzeiro em 2008 jogou lá e tomou de 5 a 1, mas o time já estava classificado e era a última rodada do grupo.

Ano passado foi o Palmeiras, nesse mesmo mata mata e ganhou de 2 a 0. Só que era o jogo de volta ( o Palmeiras tinha feito 3 em casa e o time deles tinha que atacar).

Eu na minha opinião vejo que o Cruzeiro acertou ao viajar com antecedencia para a Bolívia e se preparar lá. Os efeitos serão sentidos mas não na mesma proporção de quem chega apenas horas antes.

Estamos na torcida pelo Cruzeiro e pelos demais brasileiros (São Paulo, Corinthians, Flamengo e Inter) para encerrar com o jejum. Nas últimas três finais fomos derrotados com Grêmio, Fluminense e Cruzeiro.
quarta-feira, janeiro 20, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Animal !!!

E teremos um ex jogador se destacando como um novo comentarista (Edmundo).



Lembram-se disso que escrevi no post sobre as Previsões para 2010? Pois é, parece que esse eu vou acertar.

Domingo estava assistindo a Band e olha quem eu vejo como o novo comentarista da emissora: o animal Edmundo. Ele trocou a mesa do Bola na Rede da RedeTV pelo posto de comentarista das transmissões para o Rio da Band.

Foi um grande salto para quem começou a menos de dois meses. E ele tem potencial, pois é um cara bem articulado, ponderado e verdadeiro para falar sobre o futebol. É claro que o polemico Edmundo dos tempos de jogador era contaminado pela adrenalina das situações e de possoas mau intencionadas.

Uma coisa é certa, tem mais carisma e vontade que o Sérgio Noronha. A globo já tinha feito bem ao trocar ele pelo Júnior e agora a Band também. E assim ganha uma possibilidade de competir com a Globo nas transmissões. Se aqui em São Paulo, Cléber Machado e Luciano do Valle empatam técnicamente e o que diferencia são os comentários; e aí o Neto leva vantagem, por seu carisma e estilo, sobre o Caio e o Casagrande, no Rio a Band praticamente não tinha como competir. Luis Roberto x Téo José = Luis Roberto sempre, apesar que o Téo melhorou nos últimos anos. E nos comentários a Globo era soberana.

Quem sabe o Edmundo não começa aí uma grande carreira, que poderá levá-lo a muitas copas.

A Próxima tá logo aí.
terça-feira, janeiro 12, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Rapidinhas

- Ontem peguei o jogo no meio do caminho, mas que jogo: Cativa Oppnus e Sport pela superliga feminina. O quarto set tava 20 a 10 para o Sport e a Cativa foi buscar, mas perdeu de 25 a 21 e o jogo por 3 a 1.

-Tá chagando a hora. Domingo recomeça o futebol que todo mundo quer ver: Os dos times principais. Paulistão, Carioca, Mineiro, Gaúcho e a maioria dos estaduais pelo Brasil.

-CAN Angola 2010: Todo mundo ficou com pena de Togo, mas dizem que avisaram a todos os times para irem de avião para Angola. Togo não deu bola, foi de busão e acabou metralhado. Por um lado é bem feito, mas por outro é ruim para o mundo que perde mais uma batalha para o terrorismo.

- 2010 é ano de Olímpiadas. Os jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver. E por enquanto ainda não tem brasileiros classificados.

- E para a alegria de todos, o volei volta a TV aberta regularmente com a BAND. A emissora volta a transmitir a Superliga após quase 10 anos. Que bom e seja bem vindo.
sexta-feira, janeiro 08, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Superliga de Volei na TV aberta


Agora é oficial.
Como já havia sido divulgado no lançamento da Superliga, a Band vai transmitir partidas da superliga 2009/2010. Será um jogo por semana, em horário e datas ainda não divulgadas.
Uma grande notícia para todos os amantes do volei.
Mas há sempre uma galera que é pessimista. Principalmente a do Orkut. Eu não entendo eles. Ficam reclamando que a TV aberta não passa volei e quando anuncia que vai passar, eles reclamam também, que vai por aquele cara chato pra Narrar, que dúvidam que vai passar em tal horário e que até rola um "esquema" por trás, com inclusive clubes ( patrocinadores deles) pagando por isso.
Temos que pensar que isso pode ser o inicio de uma nova fase. Esse ano a Band passa alguns jogos e quem sabe ano que vem transmite mais até voltar a passar tudo de novo e isso não só com o volei.
E como estudante de jornalismo e pessoa que pensa em ingressar na área do jornalismo esportivo, fico feliz em ver a boa relação entre as emissoras Globo e Band.
Todas poderiam seguir esse exemplo e relembrar os velhos tempos difícies em que tinham que se reunir 4 ou 5 emissoras e fazer uma vaquinha para comprar os direitos de transmissão de Copas do Mundo, Olímpiadas e mundiais.
E um pequeno passo para a Band, mas um enorme passo para os Fãs de Volei.
quinta-feira, janeiro 07, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Grêmio Barueri ou Grêmio Presidente Prudente

Mais uma polêmica no futebol brasileiro.
Nesta quinta-feira o Grêmio Barueri anunciou que mandará seus jogos do Paulistão na cidade de Presidente Prudente e que também pode até se transferir para lá definitivamente, trocando inclusive o nome do time. Tudo com o aval da Federação Paulista de Futebol. O motivo para isso é o litígio entre os dirigentes do clube e a prefeitura de Barueri.
Não vou me estender na história desse imbróglio pois o que quero é comentar o tema: é legal um time ficar mudando de nome ou cidade só por questões financeiras?
No passado temos dois tradicionais clubes que mudaram de nome porque foram obrigados: O Cruzeiro e o Palmeiras, ex-Palestras Itália. E atualmente temos um caso bem interessante no Paraná, que nos servirá para debate também: O atual Corinthians Paranaense, que começou como Malutrom, em 2000. Em 2003 trocou o nome para J. Maluccelli e ano passado virou filial do Corinthians Paulista.
Nesse caso o time ficou na cidade de São José dos Pinhais e só trocou o nome. Porém, o que deu problema foi a última troca. Já que para muitos, não alterado o nome e sim criado um novo time (tanto que o escudo do mesmo ostenta o ano de 2009, ano da fundação) e assim deveria começar das divisões de baixo do estado. Mas como o Sr. Joel Malucelli é forte nos bastidores, a federação deu aval, sinalizando a troca de nome e manteve o time na 1ªdivisão Paranaense e nas disputas da Série D 2009 e da Copa do Brasil 2010.O J.Malucelli? Esse não existe mais. Quer dizer, trocou de nome.
No Barueri, os donos querem fazer igual (ou quase), pois além de trocar o nome, vão trocar de cidade. Mas o problema vai ser que o Grêmio Recreativo Barueri vai continuar existindo, tendo inclusive seu time de volei, de basquete, de futebol amador (categorias de base). Ou seja, eu entendo que vão criar um novo time e já de cara coloca-lo nas primeiras divisões do Brasileiro e do Paulista. E com o aval da Federação Paulista, o que é pior. Por isso, se tivermos gente esperta aqui em São Paulo e no Brasil, poderemos ter uma grande confusão. Já pensou o Coritiba na primeira divisão do brasileirão 2010. Pode acontecer, até porque se o Barueri acabar por trocar de nome e de cidade e os dirigentes entenderem se tratar da criação de um novo clube, ele começa lá de baixo e abre uma vaga na primeira divisão, a não ser que o Grêmio Barueri, que seguirá existindo exerça sua preferencia e crie um novo elenco para jogar o campeonato.
Viu como é muito estranho e caótico. A própria prefeitura pode exercer isso e ganhar (ou permanecer com) a vaga.
E nem vem com essa de comparar por exemplo se o Corinthians ou o Flamengo mudasse de cidade e nome como seria, pois são clubes independentes da prefeitura ou de uma cidade. Isso pode ocorrer com time como Pão de Açucar FC, Red Bull e Desportivo Brasil, que são times de empresários e que usam o poder público para crescer junto com o povo.
Já no caso do Barueri foi diferente: O clube da cidade foi utilizado pelos empresários e pela prefeitura e quem se ferra é o povo que viu a prefeitura torrar milhões num estádio que agora ficará sem uso e ainda não ter time para torcer. Espero que a prefeitura pense em investir no volei e no basquete de vez. Dá mais audiência junto ao público.
sexta-feira, janeiro 01, 2010 | 0 comentários | By: Luis Ventura

Os palpites para 2010

Olá pessoal, Feliz ano novo para todos.

Hoje já vi que vários sites e programas de TV estão consultando as vozes do além para saber como vai ser 2010. Então resolvi me consultar e fazer as previsões desse ano. Vamos a elas:

Futebol
Copa do Brasil: Final entre Palmeiras e Grêmio e título para o Grêmio.
Libertadores: A final será entre um brasileiro (São Paulo) e um time que não da Argentina, será mexicano ou uruguaio ( Chivas ou Nacional )
Brasileirão: Série A: O título não vem para São Paulo, nem para o Rio. Será do Cruzeiro ou do Grêmio. Atlético GO surpreende na primeira divisão. Cai um grande do Rio ou São Paulo (Botafogo ou Santos).
Série B: Retornam a primeira divisão Portuguesa, São Caetano, Figueirense e América MG . Nordeste se afunda de vez.
Liga dos Campeões: Chelsea campeão
Copa do Mundo: É hexa Brasil. Final contra a Argentina.
Os melhores do mundo serão Marta e Drogba

Volei:
Superliga: Novos campeões em 2010: SESI no masculino e Pinheiros no feminino
Seleção Masculina: Leva a liga mundial na Argentina, mas o Mundial perde a final para a Sérvia.
Seleção Feminina: Nono título do Grand Prix, desta vez tendo como rival a Itália e ganha o mundial também da Itália. Destaque para Natália e Vissoto.

Basquete:
Masculino volta com tudo, eliminará alguns favoritos no Mundial mas cai na semi final e ganha o bronze. As mulheres não ficam entre as seis melhores.

Fórmula 1:
Schumacher volta mas reencerra a carreira no fim do ano, pois o carro não será o que ele esperava, pois Ross Brown não irá conseguir inventar algo novo para o carro. Rubinho vai reerguer a Willians, que volta a vencer. Bruno Senna vai fazer um maravilhoso GP de Mônaco e termina entre os 6 melhores essa corrida. Massa será coadjuvante de Alonso, mas nada haver com o acidente do ano passado, será porque o Alonso sairá melhor com o carro. Lucas di Grassi fará apenas número. O título ficará entre Alonso e Vettel. Alonso será tri.

Outros esportes:
O Brasil seguirá em alta em todos os esportes. Só o atletismo ainda deixará devendo. Cielo, Diego Hipólito, Sarah Menezes e todos os outros destaques seguirão bem em 2010. E teremos um novo ídolo em um novo esporte para o Brasil: Remo.

Bastidores das TV:
A globo segue dominando, mas o destaque será para a Band que volta a passar volei, basquete, tênis, boxe e se destacará com o futebol feminino. Na copa a Band ganha de audiência da Globo na Final.
A record irá repassar os direitos da Olímpiada de 2012 também para a Band. E teremos um ex jogador se destacando como um novo comentarista (Edmundo).

Em 2011 a gente confere se baterá tudo.